Parceria entre Assistência Social e Semict garante kits alimentação para guias de turismo

Assistência Social e Cidadania
20/05/2021 16h43

A “Vacinação Solidária”, campanha de arrecadação de alimentos lançada pela Prefeitura de Aracaju, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Assistência Social, continua sensibilizando a todos os cidadãos aracajuanos, tornando-se também referência entre as pastas da administração municipal e associações civis.

Desta vez, as parcerias entre as secretarias municipais da Assistência Social e da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) em apoio à iniciativa de doações de mantimentos criada pelo Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur), beneficiaram nesta quinta-feira, 20, guias de turismo que atuam na capital sergipana, os quais receberam 31 kits alimentação.

A ação ocorreu no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Mercado Thales Ferraz, região central da cidade. De acordo com a secretária-adjunta da Assistência Social de Aracaju, Selma França, os alimentos também são frutos da Campanha Vacinação Solidária, a qual a sociedade vem aderindo desde o seu lançamento, em abril.

“Firmamos a parceria com a Semict, junto ao Sindicato, recolhendo as doações nos locais estabelecidos pela Semict, e então realizamos o processo de higienização, verificação de validade, separação por tipos e confecção dos kits a serem distribuídos ao grupo. Reforço o pedido à população aracajuana para que continue contribuindo para alcançar cada vez mais pessoas que estão passando por necessidades devido à pandemia. Quanto mais pessoas ajudarem, mais famílias ficarão felizes”, enfatizou.

De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Marlysson Magalhães, no período de 10 a 19 deste mês, os CATs do Mercado Thalez Ferraz e da Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, popularmente conhecida como Orla Pôr do Sol, foram disponibilizados como pontos de coleta para as contribuições.  

“Junto à Secretaria da Assistência Social oferecemos apoio ao Sindicato, colocando à disposição nossas unidades de atendimento ao turista para que a população fizesse as doações, além da divulgação nos canais oficiais da administração municipal. É necessário somar forças para beneficiar esse segmento que vem sofrendo os impactos econômicos dessa pandemia”, salientou.

De acordo com a guia de turismo e presidente do Singtur, Irma Karla Barbosa, dos 361 profissionais cadastrados na associação de todo o estado, cerca de 120 pessoas estão em situação de vulnerabilidade temporária, sendo 31 da capital sergipana.

“Alguns conseguiram receber o Auxílio Emergencial do governo federal, outros não. Se os hotéis não têm hóspedes, as agências de viagens estão sem passageiros, resultando em nenhuma fonte de renda, como sobreviver em meio à pandemia? Procuramos o município e expusemos a dificuldade para que nos apoiasse de alguma forma. Os kits irão suprir as necessidades básicas das famílias. Estamos encontrando diversos parceiros que estão nos auxiliando a promover um bem-estar à categoria”, explicou.

A pandemia causou impactos para a vida da guia de turismo Maria Divani Santos, que atua há mais de 10 anos na área. Há um ano e meio, ela não conta sobre a história da sua cidade a visitantes e enfrenta dificuldades para garantir o alimento de seus dois filhos.

“O coronavírus chegou como uma bomba. De repente, encontramos tudo parado, sem uma rotina de trabalho, sem estar ao lado de pessoas, me privando de exercer o que amo fazer. Os turistas aflitos porque gostariam de passear sem poder, e eu querendo receber o público. Fui afetada tanto financeiramente, quanto psicologicamente. Sobrevivemos do guiamento, recebendo diárias pelo nosso trabalho. O kit me ajudará muito. Saber que existem pessoas que se importam conosco, e que estamos sendo vistos pela sociedade, pela Prefeitura e pelo Sindicato nos fortalece”, relatou.

Segundo a turismóloga e guia de turismo há dois anos Acácia Azevedo, as agências de viagens, empresas que oferecem serviços de pacote de viagens particulares ou em grupo, ficaram impossibilitadas de trabalhar no mercado. Para ela, a situação dos guias de turismo no estado está complicada.

“A pandemia me afetou de uma forma drástica. Para quem vive do turismo, não há o que fazer. Não posso me expor, tenho que cuidar da minha saúde, da saúde da minha família e das pessoas à minha volta. O kit alimentação veio para me ajudar em vários sentidos. Não sou apenas a Acácia. Sou mãe, tenho filhos, trabalho apenas com o guiamento no setor, não tenho uma segunda profissão. Para eu e meus colegas, que estão recebendo esse auxílio, é uma grande ajuda”, contou.  

A campanha

Os kits alimentação montados a partir das doações dos aracajuanos à campanha "Vacinação Solidária” continuam sendo entregues. Desde o início da campanha, já foram arrecadados nove toneladas de alimentos. Desse quantitativo, 535 kg foram doados pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), fruto das contribuições dos servidores da pasta.

Até o momento, a Secretaria da Assistência Social de Aracaju realizou a entrega de 2.000 kits de alimentação, contendo dez itens básicos em cada unidade. Além dos guias de turismo, 120 grupos sociais foram assistidos com as doações dos kits, como também a sociedade que realiza a solicitação espontânea através dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) da capital.

A iniciativa da Prefeitura de Aracaju está sendo coordenada pela Secretaria Municipal da Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).