Força-tarefa atua para minimizar efeitos das chuvas que voltaram a se intensificar em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
20/05/2021 18h00

Contrariando a última previsão, as chuvas voltaram a se intensificar na capital nesta quinta-feira, 20. Devido ao acumulado dos últimos dias, que ultrapassou a média histórica durante o mês de maio dos anos anteriores, as precipitações ao longo do dia ocasionaram pontos de alagamento e infiltrações com riscos de desabamento em residências. 

Essa mudança inesperada no tempo mobilizou um intenso trabalho da força-tarefa da Prefeitura, composta de agentes da Defesa Civil de Aracaju, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), e das Empresas Municipais de Obras e Urbanismo (Emsurb) e de Serviços Urbanos (Emsurb). 

Ao longo do dia, foram registradas cinco ocorrências, todas relacionadas a risco de desabamento, o que resultou em um residência interditada. Segundo o coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado, nas últimas 24 horas choveu o equivalente a 50 mm. “Durante todo o dia, estivemos em ação, monitorando as áreas de risco e atendendo as ocorrências”, relata. 

A força-tarefa continua em alerta, pois ainda há previsão de chuvas para os próximos dias. “Estaremos de prontidão, como sempre. Em Aracaju, maio já é o mês mais chuvoso e neste ano, quando foi superada a média histórica, precisamos redobrar a atenção”, reforça. 

O secretário da Defesa Social, Luís Fernando Almeida, conta que as chuvas de hoje não estavam previstas. “Nenhum dos órgão competentes ligados à meteorologia emitiu alerta. Estavam previstos, no máximo, 8 mm, mas choveu seis vezes mais que isso. Desde as primeiras horas do dia, a Prefeitura estava com equipes atuando pela cidade, cuidando das áreas de risco, monitorando os canais e bocas de lobo”, detalha. 

Luís Fernando destaca que as precipitações foram bastante intensas em alguns momentos do dia. “Isso faz com que pontos de alagamento sejam inevitáveis, pois não têm como a água escoar na mesma proporção. Mas tão logo houve a diminuição das chuvas, ocorreu a rápida drenagem, o que atesta a limpeza dos canais e do sistema de esgoto. Aproveito para frisar a importância de a população se conscientizar e não jogar lixo em local indevido, para que, em momentos como este, não ocorra um agravamento da situação”, salienta. 

Em caso de ocorrências, os aracajuanos podem entrar em contato com a Defesa Civil através do número 199. Além disso, é possível se cadastrar para receber alertas via SMS, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da residência para o número 40199. Os cidadãos também podem acompanhar a situação climática da cidade em tempo real através da plataforma ClimAju.