Funcaju promove treinamento com professores para reativar Escola de Artes Valdice Teles

Cultura
21/05/2021 09h55

Em fase de planejamento e preparação para retomar os cursos da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) finaliza, nesta semana, os treinamentos de capacitação profissional dos professores da unidade.

Realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a capacitação tem o objetivo de adaptar o modelo de ensino para os novos formatos de aulas – provocados pela crise sanitária do coronavírus.

Os treinamentos foram iniciados no dia 10 e estão sendo encerrados nesta semana, com a conclusão do planejamento de oferta de novos cursos, oriundos dos editais da Lei Aldir Blanc e oficinas disponibilizadas pela própria Escola Valdice Teles, garantindo a reativação da importante unidade de profissionalização no segmento artístico e cultural de Aracaju.

“O treinamento, além de fazer parte do processo de reativação da escola, possui novas perspectivas, dentre elas, o desenvolvimento do ensino aos cursos ofertados e de tornar a linguagem um pouco mais viável para os estudantes aprenderem com mais facilidade. Nesse período, realizamos todos os treinamentos de forma remota, através do site do Sebrae, abrindo parênteses para as discussões, elaboração de conteúdo e revisões de todos os cursos ofertados pela escola’ explica Emanuel Jorge, professor da Escola Valdice Teles.

O retorno dos cursos na Escola de Artes está previsto para o mês de junho. A Funcaju, em breve, divulgará a abertura das inscrições e os cursos disponíveis. O planejamento de retomada das aulas tem levado em consideração todas as medidas sanitárias e, por isso, nesse primeiro momento, serão priorizados as oficinas e cursos online.

No cronograma de atividades, diversas linguagens da arte serão contempladas. “Os cursos ofertados vão ser divididos entre aqueles contemplados pela Lei Aldir Blanc e os cursos ofertados pela escola. Em resumo, serão mais de 50 oficinas separadas entre as áreas de música, de teatro, de dança, de artes visuais e artes cênicas”, destrincha o professor Jorge.