Trabalho integrado garante organização ao processo de entrega dos kits de alimentação escolar

Educação
21/05/2021 16h20

Como uma das medidas para continuar garantindo a qualidade na educação e acolher a população neste momento de pandemia, a Prefeitura de Aracaju tem distribuído kits de alimentação escolar para os 31 mil alunos matriculados na rede de ensino municipal. Desde março de 2020, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) já distribuiu cerca de 2.240 toneladas de alimentos. 

A décima edição de entregas, segunda do ano letivo 2021, foi iniciada na última terça-feira (18) e segue até o dia 28. Para que toda essa logística aconteça, a Prefeitura tem mobilizado pessoas de diferentes áreas, que atuam nas escolas da rede nos dias de entrega, já que cada região da cidade é atendida em um dia específico.

São gestores escolares, trabalhadores das empresas terceirizadas, servidores da Semed e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) empenhados em fazer com que as famílias dos alunos retirem os kits com a organização e segurança devida. Como explica a secretária da Educação, Cecília Leite, são esses profissionais que garantem o sucesso da distribuição dos kits.

“Estamos na décima etapa de distribuição dos kits desde que surgiu essa pandemia. De lá para cá conseguimos envolver um bom quantitativo de pessoas e, de forma minuciosa, organizamos cada função para que essa soma de esforços resultasse em uma logística eficiente e trabalhada com segurança para todos: profissionais e responsáveis pelos alunos. O saldo é positivo, sem transtornos e com bastante cautela”, pontua a secretária Cecília Leite.

No auxílio da organização e apoio a toda a comunidade escolar a Semed conta com um número de 16 a 28 servidores (a depender da quantidade de escolas no dia). Para garantir tanto a segurança quanto auxiliar na ordem para o distanciamento social e medidas contra o novo coronavírus, uma média de 42 agentes da Guarda Municipal é mobilizada em cada dia de entrega.

Os kits de alimentação são preparados pela VBX Refeições Coletivas, empresa que executa o serviço de merenda na rede municipal. No total, 197 profissionais da terceirizada estão envolvidos no processo de preparação e distribuição, sendo 160 merendeiras, sete nutricionistas, dois técnicos em Nutrição, quatro estoquistas, dez ajudantes de estoque, seis motoristas e oito profissionais do administrativo. Em cada escola, a entrega é acompanhada por um(a) nutricionista ou técnico da VBX.

Outro apoio importante vem dos responsáveis pela limpeza e higienização do local, através da empresa Via Norte, com uma média de 32 pessoas divididas entre as escolas; e de cuidadores de creche das terceirizadas Estrela e N&C, que fornecem de 78 a 124 trabalhadores, também de forma contínua.
 
Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Maria Givalda, por exemplo, a coordenadora pedagógica, Clariane Maria, que acompanhou a entrega dos kits no local nesta sexta, conta que o movimento na unidade de ensino está tranquilo e a logística vem ocorrendo de forma organizada.

“Além da gestão, hoje a escola está entregando os kits contando com o trabalho do pessoal responsável pela merenda (VBX), o pessoal do serviços gerais, auxílio dos servidores da Semed e nove cuidadoras de creche que ajudam na organização, na entrega dos módulos pedagógicos, na entrega dos alimentos, em demais funções que se façam necessárias e, hoje, especificamente, estão trabalhando, também, na votação do Conselho Escolar”, explica a coordenadora Clariane.

Apesar do quantitativo de profissionais envolvidos em cada escola nos dias de entrega dos kits, a Semed estabeleceu uma série de orientações e medidas para que seja obedecido o distanciamento social e para não haver aglomeração. Apenas um familiar, mãe ou responsável pelo estudante pode entrar na escola e é exigido o uso de máscara. Na entrada da unidade escolar há pessoas para o controle dessas regras, que aferem a temperatura e disponibilizam álcool em gel.