Portal da Educação garante continuidade do processo de aprendizagem na rede municipal

Agência Aracaju de Notícias
27/05/2021 08h00

Os meios tecnológicos têm sido a forma mais viável para garantir uma série de interações que, por conta da pandemia, foram reduzidas de forma presencial. A sala de aula, por exemplo, saiu do ambiente escolar e passou a ser utilizada de forma remota, adaptando-se às necessidades do momento.
 
E foi pensando em garantir suporte e conteúdo aos alunos da rede municipal de ensino de Aracaju que a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), lançou, no ano passado, o portal “A Escola Vai Até Você”, um espaço que atende tanto os alunos como também pais ou responsáveis e professores. 

De modo a garantir a oferta de ensino e, consequentemente, a continuidade do processo de aprendizagem, a Semed agregou à rede municipal ainda mais elementos tecnológicos, com a criação do portal. Nele, o acesso é diferenciado por segmento: alunos, professores e família; e apresenta conteúdos para esses três públicos, além de conter orientações sobre como trabalhar as atividades remotas não presenciais.

Segundo a secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, todo o conteúdo produzido, durante a pandemia, está contemplado no portal, que também abriga as aulas transmitidas na TV Câmara, ou seja, "é um espaço onde alojamos toda a produção educacional", explica.
 
"No Portal da Educação, os alunos e familiares podem buscar informações a mais sobre os conteúdos, cronograma e atividades. Outra grande vantagem é que tudo isso pode ser acessado a qualquer hora do dia e isso é um facilitador do acesso. O aluno pode assistir a uma mesma aula ou conteúdo quantas vezes ele quiser, ou seja, o portal também é uma forma de deixar permanente tudo o que é produzido pelas escolas e professores”, ressalta Cecília.

A gestora destaca ainda que o portal tem tido acesso crescente, o que mostra que os alunos têm se adaptado a essa rotina atual. “Assim como tudo na pandemia, o Portal vem se estruturando ao longo do tempo, adequando-se às necessidades. Dentro do portal, os alunos também podem contar com reforço escolar. O atendimento é realizado das 8h às 12h e das 13h às 17h, através de um chat, e também pelo telefone, tudo prático e didático", afirma..
 
A grande importância desse atendimento, salienta a secretária, é possibilitar outros caminhos de acesso aos conteúdos educacionais, considerando as condições de cada educando e garantir, no contraturno, que sejam desenvolvidas as atividades passadas pelos professores e professoras. 

Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Semed, o portal está em constante atualização, como afirma o diretor do setor, Caio Davinis. 

“Inicialmente, era apenas um chat e, aos poucos, foi incorporando outras possibilidades até chegar ao que é hoje. Como ele foi pensado para ter uma comunicação mais próxima à comunidade escolar, então, com o tempo, percebemos outras formas usuais para o portal, o que tem sido bastante positivo. Sempre que tem alguma documentação, diretriz ou material novo, o Departamento Pedagógico faz o encaminhamento para a TI e incluímos no portal, um processo que dura, no máximo, 24 horas. Alguns materiais que são de parceria com o Estado já entram automaticamente. Então, de forma geral, o portal é um facilitador, em meio às novas necessidades”, completa Caio.