Festival Colora: Prefeitura promove exposição que reflete sobre a pandemia

Cultura
25/05/2021 13h17

 

Am meio às entregas dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc, a Prefeitura de Aracaju apresenta a exposição do artista plástico Fábio Sampaio, denominada “Em Suspensão”. Viabilizada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a obra fica disponível a partir desta terça-feira, 25, até o dia 11 de junho, no primeiro pavimento do Aracaju Parque Shopping, no bairro Industrial.

Com a proposta de um trabalho fora do convencional, em que a própria organização da obra foge das exposições mais tradicionais, o artista provoca uma viagem subjetiva sobre a pandemia e o os reflexos dela em sua vida. A obra se enquadra dentro do projeto de artes visuais e urbana, que leva o nome de Festival Colora.

A exposição do Fábio Sampaio é a sexta do Festival Colora, trabalhos que vêm contemplando os principais centros de compras da capital e garantindo importante visibilidade para os artistas.

“Todas essas exposições são uma mostra da qualidade dos nossos artistas visuais, que não só receberam os recursos destinados pela Lei, como estão entregando para a sociedade uma maravilhosa contrapartida de suas produções. Nós mantivemos essas exposições nos shoppings, porque são lugares seguros e com rigoroso controle dos protocolos sanitários, além de locais de grande visibilidade e bom fluxo de público. Esses trabalhos acabam se tornando um alento, nessa hora de tantas tristezas", frisa Luciano Correia, presidente da Funcaju.

O artista Fábio Sampaio explica que a instalação propõe ao visitante um percurso pela sua cronologia particular durante as primeiras emoções e ressignificações da pandemia. “Em Suspensão se apresenta como forma de reconexão memorialista dos primeiros 30 dias vividos por mim durante a pandemia da covid-19. Por meio da exposição, demonstro devaneios que tive entre o real e o imaginado ao caminhar com o meu cachorro pelas ruas diariamente”, descreve o artista.

Ao falar mais especificamente desse período, o artista contemplado pelo edital Janelas Para As Artes expõe percepções dos instantes em que passeava com seu cachorro. “Esses momentos foram exceções na minha rotina de isolamento. Costumava caminhar pela manhã ou pelo fim de tarde e, durante os passeios, comecei a ouvir com mais nitidez, em meio ao silêncio das ruas vazias, o som estridente dos tampões de ferro fundido de redes subterrâneas de saneamento, telefonia e gás que, ao serem pisados, provocavam um uníssono eco, como se as ruas estivessem mantendo diálogo e se lamentando através das calçadas quebradas e desse ‘eco’ vindo delas”, conta Fábio Sampaio.

O acesso ao Aracaju Parque Shopping tem seguido as medidas sanitárias, com aferição da temperatura, uso de álcool em gel na entrada, uso de máscara, cumprimento do distanciamento social e capacidade do centro de compras estipulada via decreto municipal.