Gestores da Prefeitura e do Estado visitam hospitais municipais de Aracaju

Saúde
25/05/2021 16h35

Com o objetivo de alinhar os fluxos de transferências de pacientes, gestores das secretarias municipal (SMS) e estadual da Saúde  (SES), e da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - Sergipe) visitaram os dois hospitais municipais "Fernando Franco" e "Nestor Piva".

De acordo com a secretária adjunta da SMS, Andressa Torquato, a visita ao Fernando Franco e Nestor Piva teve a finalidade de mostrar aos técnicos do Estado a rede de Urgência e Emergência do município.

“Detalhamos aos gestores o fluxo de pacientes com covid que chegam às nossas portas de urgência municipais necessitando de internamento. Mesmo com uma demanda instável, avaliando regularmente nossa ocupação de leitos e os números de novos casos, temos conseguido agir com planejamento, assegurando a oferta do serviço e com parcerias importantes. Hoje, estamos alinhando alguns fluxos dos hospitais municipais, junto ao Estado, como as transferências dos pacientes que precisam de UTI”, explica Andressa.  
 
Segundo a coordenadora de Política de Atenção Especializa e Urgência da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Neuzisse Oliveira, a visita surgiu da necessidade de conhecer melhor a rede de urgência do Município. 
 
“Vamos visitar todos os municípios que têm Unidades de porta aberta para a rede de urgência do estado. Começamos hoje e escolhemos Aracaju, por ter uma demanda maior de atendimentos não só para pacientes no atendimento geral, mas também para pacientes suspeitos e confirmados de covid-19”, enfatiza.

Atendimento covid
A rede municipal de saúde dispõe de 157 leitos exclusivos para pacientes com covid-19. São 30 leitos ofertados no Hospital Santa Isabel, 28 no Hospital de Urgências Governador João Alves Filho (Huse), 30 leitos na Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, 26 leitos na UPA Fernando Franco, 19 no Hospital São José, 20 no Caps Jael Patrício e quatro no Hospital Universitário.

Além das Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva, que funcionam 24h, pessoas com sintomas leves ou suspeita de covid também são acolhidas em quatro Unidades Básicas com atendimento exclusivo para síndromes gripais. 

O serviço é ofertado nas UBSs: Geraldo Magela (Orlando Dantas); Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); José Machado de Souza (Santos Dumont) e Onésimo Pinto (Jardim Centenário). Nessas unidades, o serviço funciona diariamente, sem interrupção aos finais de semana, das 7h às 18h.