Controladoria-Geral do Município dá continuidade às atividades de auditoria de Gestão Operacional

Controladoria Geral do Município
27/05/2021 17h00

A Controladoria-Geral do Município (CGM) retoma a partir deste quinta-feira, 27, as atividades referentes à Auditoria de Gestão Operacional, a qual obedece ao Manual de Auditoria desta Casa de Controle Interno. Essas atividades estão paralisadas devido à pandemia do novo coronavírus.

Durante reunião online, o diretor do Departamento de Auditoria (DEAU), Antônio Álvaro, explicou que este contato prévio foi um apanhado do que já o órgão já fez, e do que ainda está por vir. "Finalizada a primeira fase da Auditoria Proativa, agora estamos focados em recuperar o tempo perdido, em vista da pandemia, e seguirmos com a implantação da Auditoria Operacional”, explicou.

Seguindo a linha de pensamento, o secretário-chefe da CGM, Eliziário Sobral, destaca que a finalidade é deste trabalho "é garantir uma gestão inovadora e de excelência”, que vem a ser o Eixo 3 do Planejamento Estratégico da gestão da Prefeitura de Aracaju.

De acordo com o cronograma estabelecido pelo DEAU, as secretarias municipais da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e da Juventude e Esporte (Sejesp) já foram auditadas em 2020. Já a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e Assistência Social (Semfas) estão em análise, e o trabalho nessas pastas dever ser concluído no próximo mês de junho. Com relação à totalidade, a expectativa é de que ocorra até o mês de julho de 2022.

Trabalho de Auditoria
A auditoria dos órgãos e entidades foi dividida em duas fases: a primeira, denominada de Auditoria Proativa, em que o próprio servidor de cada órgão ou entidade, seguindo o Manual de Auditoria, realiza sua respectiva inspeção, e, em seguida, a CGM faz a devida tabulação para elaborar o mapa de risco.

A segunda, denominada Auditoria de Gestão Operacional, que é realizada em conjunto com técnicos da CGM e da secretaria examinada, tem o propósito de fazer um levantamento geral da estrutura organizacional, de pessoal, financeiro-orçamentário, convênios, estrutura física, serviços e obras, transparência e ouvidoria.