Prefeitura realizará Semana do Meio Ambiente entre os dias 1º e 4 de junho

Agência Aracaju de Notícias
28/05/2021 17h28

Assim como tantos outros eventos que vêm sendo realizados pela Prefeitura de Aracaju, a Semana do Meio Ambiente 2021 contará com adaptações devido à pandemia. Neste ano, a semana alusiva ao Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, será realizada entre os dias 1º e 4 do mesmo mês, por meio das ações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).
 
Através de lives e disponibilização de vídeos educativos, o evento visa mobilizar a população sobre a importância de se conscientizar sobre as urgências do nosso planeta.

“Em 2021, por conta da pandemia, faremos um evento diferenciado, de forma virtual, mas sem perder o norte da mobilização. A Semana do Meio Ambiente foi elaborada com o objetivo de sensibilizar a população em geral para a importância da preservação e conservação dos ativos ambientais. O intuito é chamar a atenção para os cuidados e medidas que devemos tomar no hoje, pensando nas futuras gerações que herdarão tudo o que construirmos no momento atual”, frisa o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, o 5 de junho tem como objetivo relembrar a primeira Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre os dias 5 e 16 de junho de 1972. No Brasil, a Semana foi instituída por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981.

“Para tanto, mesmo diante do momento desafiador que estamos vivendo, não podemos descontinuar as ações em prol do meio ambiente e foi por isso que pensamos em formas alternativas de não deixar as ações suspensas. É uma forma de manter proximidade com a população aracajuana, disseminando boas práticas ambientais, mesmo que de forma remota”, ressalta Raphaella. 

A programação do evento conta com diferentes propostas que visam sensibilizar sobre a importância do meio ambiente. As lives e os vídeos poderão ser acompanhados por meio dos perfis oficiais do Instagram, @semaaju e @prefaracaju, e através do canal do Youtube, Prefeitura de Aracaju Oficial.

Além disso, com o intuito de ampliar o plantio de árvores na cidade, a Sema passará nos bairros Jabotiana, Soledade e Aruana com um Carro da Árvore, distribuindo para a população mudas arbóreas e medicinais no intuito de estimular o plantio consciente. Os moradores dos respectivos bairros, que tiverem interesse em receber as mudas, devem entrar em contato com a Sema para agendamento da visita, através do telefone (79) 98106-0253.

“Esse é o momento de convidar a população aracajuana a conhecer as ações executadas pela Secretaria e ainda disseminar boas práticas ambientais que podem ser aplicadas no cotidiano, com o intuito de disseminar um pensar ambiental responsável e consciente, individual e coletivamente”, pontua a coordenadora. 

Confira a programação
Dia 1º de junho
- Abertura com a Live Musical do cantor Sena. A transmissão será por meio dos perfis do Instagram @semaaju e @prefaracaju e no canal do Youtube Prefeitura de Aracaju Oficial, às 10h;

- Carro da árvore no bairro Jabotiana, das 8h às 13h.

Dia 2 de junho
- Live “Arborização - Onde e como plantar?”, com a participação do coordenador do Horto Florestal de Aracaju, Vitor Melo. Transmissão por meio dos perfis do Instagram @semaaju e @prefaracaju e no canal do Youtube Prefeitura de Aracaju Oficial, às 10h;

- Carro da árvore no bairro Soledade, das 8h às 13h.

Dia 3 de junho
- Compartilhamento de vídeos ambientais sobre reciclagem, iluminação pública e arborização urbana.

Dia 4 de junho
- Live “Visita guiada no manguezal”. Transmissão por meio dos perfis do Instagram @semaaju e @prefaracaju e no canal do Youtube Prefeitura de Aracaju Oficial, às 10h;

- Carro da árvore no bairro Aruana, das 8h às 13h.