Prefeitura adapta rede de urgência e emergência para atender pacientes transferidos do Nestor Piva

Saúde
28/05/2021 17h50

A Prefeitura de Aracaju, prontamente, iniciou a adequação de toda rede de urgência da capital para receber os pacientes transferidos da ala covid do Hospital Nestor Piva, após o incêndio ocorrido na manhã desta sexta, 28.
 
Na rede sob administração direta do Município, a Secretaria Municipal da Saúde readequou o fluxo de trabalho, principalmente nos leitos alocados no Hospital de Urgência de Sergipe João Alves Filho (Huse) e Fernando Franco, além do Centro de Atenção Psicossocial Jael Patrício e do Hospital Santa Isabel. 

Nos leitos alocados no Centro de Atenção Psicossocial Jael Patrício, localizado no bairro Dom Luciano, até o final da manhã desta sexta-feira, seis pacientes haviam sido transferidos, com previsão de receber mais quatro.
 
“Para atender essa demanda, abrimos temporariamente quatro leitos hoje fora das alas covid. Nesses leitos, apesar de não temos respiradores, contamos com o cilindro de oxigênio, que dá suporte ventilatório aos pacientes que estão estáveis aqui. Para os que estão por vir, temos quatro leitos de estabilização reservados, com todo aparato necessário para o suporte ventilatório avançado, com respirador, monitor, bomba de infusão e rede de gás completa. A empresa que fornece o oxigênio já visitou o Caps logo nas primeiras horas da manhã e assegurou que o reabastecimento necessário está garantido”, detalhou a gerente do Caps, Luciana Barreto.

A equipe que atua no Caps também foi reforçada para atender a demanda. A gestão da unidade dobrou a equipe e, até normalizar a situação, estão atuando no local quatro médicos, um prescritor, oito enfermeiros, 18 técnicos de enfermagem e dois fisioterapeutas.

Já no Huse, as equipes do Estado e Município uniram forças para atender a demanda urgente. “Recebemos aqui nove pacientes do Nestor Piva, quatro entubados e cinco com máscara de Hudson e cateter nasal. Conseguimos atender junto com a equipe do Huse, dando o nosso melhor. Para atender os 30 leitos de retaguarda de covid-19 que gerenciamos aqui, reforçamos nossa equipe com mais três médicos, três enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem, junto com a equipe do Hospital”, explicou a médica e referência técnica (RT) da área covid na retaguarda do Hospital Fernando Franco e do Huse/SMS, Ana Karolina Moura.

Ao todo, 41 pacientes estavam internados no momento do incêndio. Destes, 24 estavam na ala destinada a pacientes com covid, 14 na enfermaria comum e três na ala de observação. Foram removidos 35 pacientes para outras unidades hospitalares, assim como 37 profissionais de saúde receberam atendimento médico.

Ampliação
Em março, com o início da segunda onda de casos na Capital, a Prefeitura retomou a ampliação de leitos de retaguarda covid na capital e, desde então, já ampliou o número de leitos em mais de 90% em relação a janeiro deste ano.

Para além dos 30 leitos que estavam sendo disponibilizados no Nestor Piva até o momento do incidente, a rede municipal de saúde mantém ativos 127 leitos exclusivos para pacientes com covid-19, responsáveis por auxiliar no tratamento e recuperação de mais de mil pessoas somente em 2021.
 
São 30 leitos ofertados no Hospital Santa Isabel, 28 no Hospital de Urgências Governador João Alves Filho (Huse), 26 leitos na UPA Fernando Franco, 19 no Hospital São José, 20 no Caps Jael Patrício e quatro no Hospital Universitário.

“Todo o trabalho de ampliação desses leitos foi essencial para que pudéssemos conseguir otimizar o fluxo de pacientes transferidos do Nestor Piva. O aumento do número de leitos em nossas unidades e nas unidades parceiras, como o Huse e o Santa Isabel, deram vazão à grande demanda urgente que tivemos no início do dia. Essa tragédia mostrou o quanto é importante termos planejamento, pois foi através da nossa organização como administração pública que conseguimos salvar dezenas de vidas hoje”, reforçou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.