Com Forró Caju, Prefeitura garante renda para artistas e manutenção da tradição junina

Cultura
01/06/2021 12h47

Se o calendário aponta o início do mês de junho, inevitavelmente, as lembranças das noites de Forró Caju na praça dos Mercados Centrais de Aracaju vêm à mente mergulhando em nostalgia os sergipanos e tantos outros turistas que por aqui passaram.

A época que é envelopada de tradição, com fogueiras nas ruas, camisa quadriculada, mesa farta e forró agarradinho, é uma das mais afetadas pela crise sanitária provocada pela pandemia da covid-19.

Sem poder aglomerar e com eventos com público restrito, em cumprimento às medidas de enfrentamento à pandemia, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), remodelou o principal festejo junino de Sergipe para o formato digital, garantindo a manutenção da tradição, mas, sobretudo, cumprindo o papel social de manter uma fonte de renda para artistas que vivem do forró.

“É um evento não só de política cultural, de festejar a nossa principal festa, mas é também um fomento às cadeias produtivas da música, que neste momento encontram-se penalizadas por causa da pandemia. Então mais uma vez, fizemos o lançamento do edital, com chamada pública, com toda transparência e democracia que o processo exige, e teremos essa segunda edição do Forró Caju em Casa para que esse mês emblemático para nós, nordestinos, seja também de contemplação da nossa cultura, mesmo que do sofá de casa”, detalhou o presidente da Funcaju, Luciano Correia.

Forró Caju em Casa 2021

Já em sua segunda edição, o Forró Caju em Casa amplia o alcance para os artistas locais. Neste ano, são 82 atrações selecionadas via edital, entre trios pé de serra e bandas com vertentes do forró, como arrocha e piseiro, contemplando diretamente cerca de 400 artistas. O investimento dedicado pela Prefeitura de Aracaju é de R$428 mil ao longo dos 14 dias de evento.

A programação do Forró Caju em Casa, nesta edição, será iniciada com o retorno do Fórum do Forró, nos dias 17 e 18 de junho. Serão dois programas no formato televisivo, reunindo convidados como Adelmário Coelho, Bráulio Tavares, Lucas Campelo e Targino Gondim. A mediação será feita pelo jornalista e presidente da Funcaju, Luciano Correia.

Entre 19 e 30 de junho, diariamente, serão exibidas as apresentações dos grupos selecionados no edital do Forró Caju. A transmissão dos shows será feita pelo canal do YouTube da Prefeitura de Aracaju, com parte da programação sendo exibida nas TVs Alese e Câmara, em parceria firmada com a Funcaju. O evento também terá destaque na PMA Rádio Corredor, no AjuPlay e todas as redes sociais da Prefeitura e Funcaju.

A programação completa com as atrações será divulgada na próxima sexta-feira, dia 4.