Prefeitura acolhe profissionais de odontologia e alinha retomada ao serviço

Saúde
10/06/2021 15h00

Nesta quinta-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acolheu os profissionais de odontologia que estavam afastados por conta dos decretos ou por perícia médica. Foi ajustada a retomada deles ao trabalho até o fim deste mês.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Fernanda Cabral, foram passadas todas as mudanças que aconteceram neste período de pandemia, para que os profissionais fossem inseridos neste processo. 

“O retorno das atividades dos profissionais acontece depois de treinamentos específicos em relação ao momento de crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19. Ou seja, todo o cuidado tem sido gerenciado para que o retorno dos atendimentos possa ser seguro, tanto para os profissionais quanto para os usuários, uma vez que nossa premissa é promover saúde”, explica.

Atendimentos
Durante a pandemia, os cidadãos nunca ficaram desassistidos, uma vez que os serviços de urgência e emergência permaneceram porta aberta, seja nas Unidades Básicas de Saúde, com exceção daquelas que foram destacadas para tratar pacientes com síndromes gripais, seja no serviço de urgência odontológica localizado no Hospital Fernando Franco.

Além do atendimento presencial, as consultas podem ser agendadas, e é o que se recomenda, pelo número 800 729 3534, opção 4, ou no Portal da Saúde, acessado a partir do site da Prefeitura de Aracaju, no link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/recadastramentosms.

No caso de atendimento especializado, o encaminhamento também é feito via UBS, e a necessidade será constatada pelo profissional da saúde. Como o Centro de Especialidades Odontológicas, no Augusto Franco, encontra-se em processo de reforma, os tratamentos estão sendo realizados no Cemar Siqueira Campos, com atendimento aos pacientes com necessidades especiais, endodontia, odontopediatria, periodontia e cirurgias em lesão de boca.  

O serviço de urgência odontológica, por sua vez, funciona no Hospital Fernando Franco, no bairro Farolândia, todos os dias, incluindo feriados, no sistema 24 horas.

Adequação para o novo imóvel
“O Centro de Especialidade Odontológica (CEO) foi desativado do Centro de Especialidade Médica (Cemar) do Augusto Franco, para utilização do espaço nas ações de enfrentamento da pandemia da covid-19. A SMS verificou um imóvel próximo de onde era o atendimento, no próprio conjunto Augusto Franco, para ser exclusivo da odontologia. O imóvel foi adaptado e irá receber cadeiras odontológicas, um abrigo de resíduos, banheiros com acessibilidade, almoxarifado, CME, arquivo, sala de reunião, depósitos para equipamentos, sala de laudos e duas salas adaptadas para receber pacientes acamados”, enfatiza Fernanda.

Para o odontólogo Enderson Brito Teles, o acolhimento de hoje foi bastante produtivo. “Como estávamos afastados há algum tempo, hoje nos reunimos e nos passaram toda a comunicação a respeito do retorno dos atendimentos, dos agendamentos, da recepção dos pacientes e como será o procedimento de segurança adotado. As coisas vão se modificando e precisávamos nos atualizar para voltar à linha de frente, e organizar o nosso dia a dia”, disse.