Prefeitura e Grupo JCPM atuam em parceria contra o trabalho infantil

Assistência Social e Cidadania
14/06/2021 15h40

No escopo de ações que visam à conscientização da população contra o trabalho infantil na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, integra a rede de proteção à criança e ao adolescente que atua na campanha de sensibilização criada pelo Grupo João Carlos Paes Mendonça (JCPM).

Através do RioMar Aracaju e do Shopping Jardins, a campanha será apresentada à sociedade com o objetivo de não estimular a permanência de crianças e adolescentes em atividades com algum tipo de remuneração, seja comercializando pequenos itens ou mesmo praticando a mendicância.

Para a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, o convite da instituição para que a Prefeitura atuasse em conjunto é uma soma efetiva de esforços, que proporcionará ainda mais conscientização e informação à população.

“Nesta segunda-feira [14] demos início à campanha, a qual temos a satisfação de apoiar, pois a situação de mendicância muito tem nos preocupado. Entretanto, a nossa atuação não se dá dentro de uma instituição privada, mas sim, a partir da articulação junto ao Conselho Tutelar e a todos os órgãos que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente”, explica a secretária municipal.

A Secretaria da Assistência Social foi a responsável pela capacitação de quatro jovens selecionados pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM), braço social do Grupo JCPM. Os jovens irão repassar informações sobre o tema, além de buscar o diálogo junto à sociedade durante a semana de campanha interna.

“Outro ponto que demonstra a união de forças entre as instituições é que o centro comercial passará a contar com a atuação de uma profissional assistente social, e isso será essencial para que o Poder Público acompanhe os casos sinalizados pela equipe, e assim seguiremos atuando com uma única linguagem. Hoje, a capacitação realizada pela nossa psicóloga Milena Rocha nos trouxe um maior contato com este cenário vivenciado pela equipe do shopping", explica Simone.

De acordo com a gestora, o que tem acontecido nos centros comerciais não é diferente do que acontece nos semáforos, por exemplo. "A criança pratica a mendicância não apenas por fome, mas por ser explorada por um adulto. Temos todas as condições de cuidar e proteger essas crianças, mas é preciso unir forças. Por isso, a campanha em conjunto”, afirma.

A concepção da campanha foi feita a partir de diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As peças buscam, a partir de frases e ilustrações, fazer a sociedade refletir sobre o tema. Entre os alertas estão: respeite o futuro de uma criança. Diga sim a mais crianças e adolescentes nas escolas; diga sim a mais crianças com direito a acolhimento de um lar; diga sim para mais crianças com acesso à cultura e lazer.

"Foi gratificante e bastante produtivo esse momento de discussão com a equipe que irá sensibilizar os clientes e a sociedade de forma geral. Apresentando o cenário que ainda envolve nossas crianças e adolescentes, conseguiremos somar esforços para erradicação do trabalho infantil em nossa capital", declara a psicóloga da Assistência Social de Aracaju, Milena Rocha.

De acordo com a coordenadora de Empregabilidade do Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM), Daniele Abreu, além da Prefeitura de Aracaju, a campanha conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ministério Público de Sergipe, além do Ministério Público do Trabalho em Sergipe e da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) .

“O nosso objetivo é sensibilizar nossos clientes e toda a sociedade trazendo o olhar para a proteção aos direitos da criança e do adolescente. Esses jovens devem e podem estar no shopping, mas acompanhados e sem nenhum tipo de exploração. Sabemos que é uma realidade externa, por isso é essencial estarmos junto à Prefeitura, uma vez que a Secretaria da Assistência Social tem todo o conhecimento sobre esta causa. Nenhum fato é isolado, estamos falando de crianças, sonhos e dificuldades de vida”, pontua a coordenadora.

Ações solidárias
Em Aracaju, além da ação que será realizada nos dois shoppings, ambos irão promover campanhas solidárias em benefício de instituições que atuam no trabalho social com crianças e adolescentes.

A campanha irá apadrinhar o Instituto Rahamim e o Lar Dulce Lar – Centro Comunitário, assim como a Instituição Beneficente Emmanuel - Ibem e a Servos e Servas da Trindade – Casinha de Jesus. O Fundo Municipal da Criança será assistido também pela campanha. Para contribuir com os trabalhos das instituições, basta acessar os canais de compras online dos empreendimentos e efetuar a doação.

Denuncie
Em caso de suspeita de abuso e violência de qualquer natureza contra crianças e adolescentes, inclusive trabalho infantil, disque 100 e disque 181.