Com planejamento, Prefeitura obtém avanços na limpeza de canais da capital

Serviços Urbanos
14/06/2021 17h20

Planejamento. Essa é a palavra que norteia as ações da Prefeitura de Aracaju, no tocante a melhorias na rede de drenagem pluvial da cidade, como a limpeza de canais realizada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que utiliza metodologias distintas como forma de promover a eficácia do serviço.

“Essas ações de limpeza nos canais ocorre, principalmente, no período de verão quando se intensifica essa atividade para que possa, assim, colaborar com a drenagem da cidade no período mais chuvoso, entre os meses de abril a junho”, enfatiza o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Neste sentido, de acordo com o presidente, os esforços da empresa municipal na busca de alternativas para otimizar a remoção dos resíduos, tem mostrado avanços, sobretudo, em localidades que historicamente apresentavam mais problemas com alagamentos, a exemplo da avenida Anísio Azevedo, no bairro 13 de Julho, conjunto Lourival Batista, e Jardim Bahia, no bairro Soledade.

“No início da gestão, em 2017, qualquer chuva de menor volume causava transtornos. Hoje, é preciso uma chuva acima do normal ou conciliada à maré alta para impedir o escoamento regular das águas pluviais, ou seja, a cidade está mais resiliente devido ao trabalho antecipado que ocorre ao longo de todo o ano”, destaca o diretor de Operações, Bruno Moraes.

A Emsurb elabora, semanalmente, um cronograma de intervenções baseado no sistema de monitoramento diário que observa os locais com incidência maior de retenção. “Nosso intuito é que o canal fique o mínimo possível assoreado, como também não sofra com descartes irregulares. Vale frisar que limpamos com a mesma intensidade e preocupação as saídas da rede de drenagem, a exemplo dos bueiros, e investimos em mobilizações de cunho ambiental para evitar qualquer tipo de despejo de resíduos nos canais da cidade”, acrescenta Bruno.

Em todos os bairros o serviço é realizado respeitando as características apresentadas em cada região. A Emsurb utiliza alguns métodos para essa limpeza: por barragem, quando se barra a água para recolhimento dos resíduos; manual, que é feita em alguns canais de pequeno porte e onde cresce muita vegetação no entorno; e a limpeza com máquinas e equipamentos complementares que agilizam o tempo de execução dessas operações.

Entre esses equipamentos, está a tela de contenção, idealizada e adotada pela empresa municipal, desde 2018, em trechos revestidos. Com ela, os agentes conseguem efetuar a limpeza com mais precisão e, consequentemente, impedir o entupimento das galerias. São atendidos canais com histórico de acúmulo maior de lixo e outros materiais, como o do Médici, do Almirante Tamandaré, do Veneza, do José Conrado de Araújo e da avenida Anísio Azevedo.

Dentro do âmbito da prevenção, a Emsurb ampliou sua programação operacional, passando a atender, também, as vias fluviais após a aquisição de uma embarcação de pequeno porte. Utilizada desde março deste ano em pontos de difícil acesso, a ronda fluvial ocorre a partir de informações dos fiscais da Diretoria de Operações (Dirop) e denúncias manifestadas pela população. No primeiro momento, foram monitorados os rios do Sal e Poxim.

“Estamos sempre voltados para a assegurar a eficiência das nossas ações. Por isso, recentemente, reforçamos a limpeza mecanizada com o uso da minicarregadeira tipo bobcat. O maquinário vem suprindo todas as expectativas, pois possibilita acelerar o processo de conclusão em até 50%”, informa o diretor, ao ressaltar a praticidade no recolhimento de entulhos e demais descartes irregularidades dentro dos canais.