Com campanha educativa, SMTT retoma distribuição de máscaras nos terminais de integração

Transporte e Trânsito
16/06/2021 11h12

Mesmo com a campanha de vacinação contra a Covid-19 em ritmo acelerado na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju segue trabalhando nas medidas de combate à transmissão do novo coronavírus na cidade. Nesta quarta-feira, 16, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) retomou a campanha educativa sobre o uso de máscara no transporte público. 

Além da distribuição dos equipamentos de proteção respiratória no Terminal de Integração D.I.A, a equipe da SMTT reforçou junto aos usuários do serviço a importância de manter-se vigilante quanto às medidas de restrição para evitar a contaminação: uso constante da máscara (que, segundo estudos, reduz o risco de contaminação em 80% quando usada corretamente), e higienização das mãos.
 
O porteiro Anselmo Santos recebeu uma nova máscara e elogiou a ação. "Ainda vejo gente sem a máscara e outras estão com uma bem gasta. Importante doar uma nova a quem precisa", disse. 

A campanha será levada a outros pontos de embarque e desembarque de passageiros nas próximas semanas. "Vamos levar essa campanha de conscientização e distribuição de máscaras para os outros cinco terminais de Aracaju: Centro, Mercado, Maracaju, Atalaia e Zona Oeste. Seguiremos uma programação. É importante reforçar também a importância do uso da máscara por quem também já está vacinado", alerta o superintendente da SMTT, Renato Telles. 

A oferta de máscaras aos usuários do transporte público é uma forma de alertar a população de que a covid-19 continua pressionando o sistema de saúde e colocando vidas em risco. "Apesar de estarmos com um bom ritmo de vacinação na nossa cidade, precisamos que a sociedade continue atenta e comprometida com as medidas de prevenção para, juntos, vencermos essa pandemia", disse o superintendente. 

A auxiliar de consultório odontológico Valdinete Correia, que utiliza o sistema de transporte público todos os dias, já está vacinada contra a Covid-19, mas sabe da importância de manter as medidas de restrição. "Continuo usando máscara para proteger as outras pessoas e também para dar exemplo. Vejo muita gente ainda usando no queixo ou simplesmente sem a máscara, infelizmente. Então a distribuição de máscara por parte da SMTT é importante para as pessoas se conscientizarem”, comenta 

A auxiliar de serviços gerais Genivalda Santos também elogiou o trabalho de conscientização. "Principalmente no transporte público, as pessoas não podem relaxar: temos que usar a máscara e nos proteger", disse a passageira. 

Ações da SMTT durante a pandemia
Desde os primeiros registros de Covid-19 em Aracaju, a SMTT está adotando medidas para prevenir a disseminação do vírus no transporte coletivo. São elas:

- Disponibilização de álcool em gel nas entrada dos terminais de integração;

- Limpeza e higienização dos ônibus em balaústre, corrimão, assentos e outros itens em que haja contato dos passageiros, nas garagens e no intervalo de repouso quando os veículos estiverem em operação;

- Orientação para pagamento preferencial através de cartão eletrônico de transporte Mais Aracaju, evitando manuseio de dinheiro;

- Contratação de colaboradores para borrifar álcool nas mãos dos usuários, fazer a medição de temperatura e orientar os usuários sobre a importância do distanciamento. 

- Disponibilização de pias móveis nos terminais com sabão líquido, bem como cartazes afixados com orientação sobre a forma de lavagem correta das mãos;

- Escalonamento dos horários de abertura e fechamento dos estabelecimentos para fragmentar o volume de passageiros nos ônibus;

- Ampliação temporária do Terminal do Mercado;
 
- Vacinação de todos os rodoviários do sistema de transporte coletivo;
- Desinfecção diária dos terminais de integração, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).