Clima junino contagia comunidade escolar durante a entrega dos kits de alimentação

Educação
18/06/2021 17h12

O clima junino tem sido vivenciado pela comunidade escolar de cada unidade de ensino da rede municipal de Aracaju durante as entregas dos kits de alimentação escolar. Mesmo sem aulas presenciais, diretores, coordenadores e professores decoraram as escolas e prepararam uma recepção calorosa.

Na quarta-feira (16), quando foi iniciada a 11ª etapa de entregas dos kits, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria, mães e responsáveis pelos alunos que entravam no local para receberem os kits se depararam com música ao vivo e um casal de quadrilheiros dançando. Enquanto alguns arriscaram um passinho ao se dirigir ao pátio, onde eram entregues os alimentos, outros saíam da escola degustando algum prato típico oferecido pela equipe da Emef.

A iniciativa das gestoras encheu a escola de mais vida ainda, além de agradar as famílias dos alunos. "Pra mim foi muito animador chegar na escola e ver todos aqueles adereços, os colaboradores da escola nos tratando com alegria e ainda receber nossos kits é muito prazeroso. Eu fiquei surpresa. Tem horas que vem uma tristeza e ter essa surpresa nos anima e nos contagia", expressa Samara Pereira, mãe de Rebeca Manuela, aluna da Educação Infantil na Emef Papa.

As entregas da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Maria Givalda aconteceram na Emef Jaime Araújo, ambas no bairro Soledade, e a equipe da unidade escolar preparou uma sala junina para receber os alunos enquanto suas mães iam receber o kit de alimentação.
 
As gestoras e professoras da Emei estão trabalhando o tema de São João durante a rotina de aulas remotas e irão sortear um balaio junino para os alunos, com cocadas, paçoca, amendoim, pipoca, traque de massa e mais lembrancinhas.

"Nós e as crianças gostamos muito desse período, então pensamos em aproveitar este momento em que as mães vêm à escola pegar os kits, assim matamos a saudade e eles não perdem essa essência da nossa cultura. Tudo está acontecendo de forma segura, com atividades que não precisam de contato entre eles. Fizemos uma reunião online com as famílias na semana passada e hoje está lindo. Tem pescaria, boliche, tiro ao alvo, painel temático, pipoca e música temática", explica a diretora da Emei Maria Givalda, Conceição Teles.

A coordenadora da Emei, Clariane Maria, complementa a explicação da diretora ressaltando a importância de manter a tradição para o desenvolvimento pedagógico das crianças: "essa é uma oportunidade importante para o processo de aprendizagem por permitir a interação das crianças com suas professoras e educadoras".

Na Emef Sérgio Francisco, no bairro Lamarão, as mães foram recebidas com música de Luiz Gonzaga e enfeites característicos do ciclo junino. No final do dia iremos fazer o sorteio de dois balaios juninos feitos pela direção e pelos professores.

"Mesmo estando sem aulas presenciais, nos juntamos para oferecer o melhor para esta comunidade. Colocamos nos balaios alimentos básicos e também produtos juninos, como laranja e milho verde. Esta é uma tradição da escola e mesmo na pandemia procuramos meios para mantermos o contato com os estudantes e suas famílias", pontua a diretora da unidade escolar, Delma Araújo.

Garantia da nutrição escolar
Em três dias, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), já contemplou nove escolas da rede com os kits. As entregas serão retomadas na segunda, 21, nos bairros América, Capucho, Novo Paraíso, Olaria e São Carlos. 

A distribuição se estende até o dia 28 de junho e visa oferecer segurança alimentar e complementar as necessidades nutricionais dos alunos, mesmo com aulas não-presenciais, garantindo que a alimentação escolar chegue aos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 74 escolas da rede municipal.