Vacinação contra a covid-19 em Aracaju alcança mais 5.921 pessoas

Agência Aracaju de Notícias
21/06/2021 19h28

Aracaju tem avançado de maneira significativa na campanha de vacinação contra a covid-19. À medida que mais doses dos imunizantes chegam à capital, a logística da Prefeitura, executada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), garante celeridade à campanha de imunização.
 
Nesta segunda-feira, 21, o foco da vacinação foi a parcela da população com 40 anos de idade. Durante todo o dia, foram vacinadas 5.921 pessoas. Com isso, Aracaju chegou a 252.145 pessoas vacinadas, o que representa 37,92% da população geral. 

Somente no último final de semana, a Prefeitura vacinou mais de 20 mil pessoas, das quais mais de 11 mil só no domingo (20). A procura intensa da população pelas vacinas é algo de extrema importância, visto que, para que se comece a flexibilizar mais as medidas restritivas de enfrentamento à pandemia, é necessário imunizar a maior parte da população. 

Nesta segunda-feira, a Prefeitura disponibilizou nove pontos de vacinação, com o intuito de otimizar a administração da vacina. Assim, além do drive-thru montado no Parque Augusto Franco (Sementeira), o público-alvo pode contar com a UBS Santa Terezinha, o auditório anexo à Escola Presidente Vargas, o Centro Educacional Futuro Feliz (CEFF), o Estação Cidadania, a quadra do colégio CCPA, a Universidade Tiradentes (UNIT), a Faculdade Pio Décimo e Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos (CEPJSS).

Vacinada nesta segunda, Luciana Mara entende a necessidade de ter a população imunizada. “Só com a vacina conseguiremos, de fato, combater esse vírus. É necessária a colaboração de todos para acabar com esse momento difícil. Por isso, quando chegar a vez de cada um se vacinar, não pense, apenas vá se vacinar”, aconselha. 

Para Fabíola Policarpo a vacina representa uma vitória. “Tive covid, sobrevivi e, hoje, para mim, ser vacinada é algo que me causa extrema emoção. Eu só tenho gratidão porque renasci e pude ser vacinada. Nem por um momento desistir da vacina e, agora, meu desejo é que todos possam se vacinar também”, relata Fabíola. 

A espera foi grande para Bárbara Rocha. “A vacinação é o momento para renovarmos a esperança de que esse país melhore e que possamos voltar às atividades, porém, a vacina em primeiro lugar. Que as pessoas busquem a vacina, acreditem na ciência e que siga em frente com a vida, mas, primeiro, com segurança, saúde. Vacina sempre, vacina já”, frisa Bárbara. 

Suspensão temporária
Em decorrência do quantitativo de pessoas vacinadas neste fim de semana, acima da previsão estabelecida, será necessário suspender a campanha de imunização contra a covid-19 a partir desta terça-feira, dia 22, para quem vai receber a primeira dose. A segunda dose seguirá sendo administrada na cidade.
 
Por causa disso, a imunização das pessoas com 39 e 38 anos está temporariamente suspensa até a chegada de novas doses das vacinas para a capital.
 
Antecipação segunda dose
Com o objetivo de otimizar o fluxo de atendimento e garantir a eficácia do imunizante completando o esquema vacinal da população, a Prefeitura de Aracaju informa que, a partir desta terça-feira, dia 22, as pessoas que estão com a segunda dose da vacina AstraZeneca agendada até o dia 30 de junho, poderão receber a sua dose antecipadamente.

A estratégia auxiliará a população a concluir seu esquema vacinal de maneira tranquila, evitando aglomerações e o risco de atrasos por não comparecimento.

Estarão vacinando com a segunda dose os seguintes pontos: UBS Santa Teresinha (Rodovia dos Náufragos); Universidade Tiradentes (bairro Farolândia); Faculdade Pio Décimo (avenida Tancredo Neves); Auditório Antônio Vieira Neto (praça Dom José Thomaz – Siqueira Campos); Colégio CCPA (bairro Grageru); CEPJSS (avenida Augusto Franco) e o drive thru montado no Parque da Sementeira.

Não será necessário apresentar código de cadastramento em nenhum dos pontos. Basta apresentar apenas documento de identificação com foto e CPF e o cartão de vacinação onde a primeira dose foi registrada.