Com horário ampliado, UBSs já atenderam mais de 128 mil usuários este ano

Saúde
22/06/2021 10h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso dos aracajuanos aos serviços de saúde, ampliou, desde o ano passado, o horário de atendimento de parte das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.
 
Atualmente, são 14 UBSs funcionando das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Nessas unidades, somente este ano, já foram atendidas 128.621pessoas. De acordo com a assessora da Rede de Atenção Primária (Reap), Josivânia Mesquita, muitos serviços de saúde são executados na Atenção Primária, e ofertar um horário mais flexível para os usuários tende a ampliar esse acesso.

“São consultas, dispensação de medicamentos, aplicação de vacinas e procedimentos que beneficiam muitas pessoas que têm uma carga de horário de trabalho que as impede de fazer uso da rede de saúde no expediente comum. Vale ressaltar que o horário de funcionamento se estende até as 19h, porém, os usuários são orientados a chegar até uma hora antes do fechamento da unidade, para um melhor fluxo de atendimento”, explica. 

Funcionam em horário estendido as UBSs: Dona Sinhazinha (Grageru), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Marx Carvalho (Ponto Novo), Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Bairro Industrial), Manoel de Souza (Conjunto Sol Nascente), Santa Terezinha (Robalo), Joaldo Barbosa (Bairro América), José Calumby (Jardim Centenário), Augusto Franco (Augusto Franco), Fernando Sampaio (Castelo Branco), Cândida Alves (Santo Antônio) e Ávila Nabuco (Conj. Médici).

Síndromes gripais
Temporariamente, como estratégia para o enfrentamento do novo coronavírus, outras quatro UBSs funcionam de maneira diferenciada, de domingo a domingo, das 7h às 19h, mas com atendimento voltado exclusivamente para casos de síndromes gripais. São elas: Geraldo Magela (Orlando Dantas), Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), José Machado de Souza (Santos Dumont) e Onésimo Pinto (Jardim Centenário).