Prefeitura inicia pagamento dos artistas do Forró Caju com evento ainda em andamento

Cultura
28/06/2021 19h15

Estabelecer uma programação cultural que contemple a população aracajuana, promovendo mergulhos em produções nas variadas esferas da cultura local, sempre foi uma premissa da Prefeitura de Aracaju, através das ações executadas pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Dentro desse propósito, foi construído o projeto do Forró Caju em Casa, mantendo a tradição do principal festejo junino do estado num dos momentos de maior dificuldade para a classe artística, reunindo do forró tradicional, como o pé de serra e o baião, até as novas linguagens musicais com vertentes do forró, como o arrocha e o piseiro.

Embora essa tradição, a cultura e a visibilidade sejam elementos importantes do Forró Caju, especialmente nos últimos dois anos, quando a festa ganhou o formato digital, o aspecto social tem sido um dos principais pilares da gestão municipal na condução do festejo. No edital do Forró Caju em Casa de 2021, a Prefeitura conseguiu contemplar 82 atrações, englobando cerca de 400 artistas que receberão os mais de R$ 300 mil investidos na programação do festejo.

Nesta segunda-feira, 28, com o Forró Caju ainda em andamento, a Funcaju deu início ao pagamento dos artistas que estão participando do evento, uma prática adotada ainda na primeira edição do evento no formato digital, em 2020, e em outras políticas culturais da Funcaju.

“No ano passado, com o Forró Caju em Casa, estabelecemos um novo padrão de eventos e contratos na Funcaju, para que nenhum artista subisse ao palco sem contrato assinado, e assim foi feito. Da mesma forma, começamos a pagar imediatamente. Nesse ano, novamente, todos os artistas assinaram contrato antes de entrar no palco, e hoje, segunda-feira, já estamos pagando boa parte dos artistas que se apresentaram. É o nosso compromisso com os artistas, sobretudo em um momento de tamanha dificuldade”, afirma Luciano Correia, presidente da Funcaju.

O primeiro lote de pagamentos do Forró Caju contemplou 50 grupos musicais. Os demais pagamentos serão feitos até a próxima quarta-feira, 30, último dia de programação do evento.

O evento
O Forró Caju em Casa 2021 seguirá até o dia 30 deste mês com uma vasta programação. Nos 12 dias de festa, serão 82 atrações e quase 100 horas de exibição online, com muita música para animar os festejos juninos não só dos aracajuanos, mas de pessoas de todas as partes do mundo que quiserem acompanhar e comprovar que Sergipe é o país do forró. O evento conta com a parceria da Uninassau, Construtora Stanza e TVs Câmara de Aracaju, Alese e Atalaia.