Forró Caju em Casa 2021 foi sucesso de audiência e exemplo de valorização dos artistas

Agência Aracaju de Notícias
02/07/2021 09h30

A segunda edição do Forró Caju em Casa foi um sucesso. Foram 14 dias de muito forró e alegria, com a apresentação de 82 atrações musicais, quase 100 horas de shows, mais de 173 mil visualizações nas exibições do YouTube, além da transmissão nas TVs Alese, Câmara de Aracaju e Atalaia; nas rádios 103 FM e PMA Corredor; e nas redes sociais da Prefeitura de Aracaju e da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). 

O presidente da Funcaju, Luciano Correia, comenta que o Forró Caju é a festa mais popular e querida da capital. “Com a pandemia, precisamos adaptar o evento para o meio virtual. Isso foi feito na primeira edição em 2020, quando realizamos o Forró Caju em Casa. Naquele momento, nós fomos fazendo e aprendendo. Agora, para a edição de 2021, pudemos aperfeiçoar e fazer uma festa ainda maior e mais organizada”, conta.  

Luciano destaca que todos os shows foram gravados em uma produtora, com uma equipe técnica muito competente. “Nós tivemos direção de fotografia, cenário, captação de áudio digital, tudo isso para levar a melhor qualidade para os aracajuanos, fazendo da edição deste ano um sucesso ainda maior do que foi ano passado, quando já tivemos um número de acessos muito grande”, comemora Luciano. 

Depois do encerramento no último dia 30, todos os shows passa a ser disponibilizados na plataforma AjuPlay, como acervo que pode ser acessado a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo.

Valorização dos artistas 
Na edição deste ano, assim como ocorreu em 2020, o destaque foi a seleção dos artistas por meio de edital, garantindo a pluralidade de gêneros do forró, juntando veteranos e artistas em início de carreira. “No Forró Caju em Casa 2021, aumentamos o número de atrações e o valor do cachês, que foram pagos antes mesmo da finalização do evento”, ressalta Luciano. 

O presidente destaca, ainda, que a programação foi pensada para valorizar a tradição, com muito pé de serra e forró raiz, mas contemplando também as novas expressões musicais, como a pisadinha e o arrocha.
 
“Nosso objetivo foi fazer uma festa plural, mas sem esquecer nossas raízes. Das 82 atrações selecionadas, 42 foram ligadas ao pé de serra, mais 30 bandas ecléticas, que tocam o forró modernizado e o tradicional também, e mais dez atrações das novas linguagens”, detalha Luciano.

Além de levar alegria para a população neste momento tão difícil, garantindo a sobrevivência dos festejos juninos da cidade, a realização de mais uma edição do Forró Caju em Casa foi de fundamental importância para o setor artístico-cultural, um dos mais afetados pela pandemia. 

“Em todos os projetos que a Prefeitura de Aracaju tem desenvolvido, há uma grande preocupação de fomentar a manutenção da cadeia produtiva do setor cultural, garantindo trabalho e renda para artistas e técnicos da cultura. Mas fazemos isso sem esquecer a política cultural. No caso do Forró Caju em Casa 2021, entregamos a melhor programação junina que poderia ser feita, de forma democrática e criteriosa”, salienta o presidente da Funcaju.