Aracaju avança na imunização e vacina mais 3.305 pessoas nesta sexta, 2

Agência Aracaju de Notícias
02/07/2021 18h30

Seguindo o calendário de vacinação contra covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vacinou, nesta sexta-feira, 2, mais 3.305 aracajuanos. A partir de hoje puderam se vacinar pessoas acima de 38 anos, que nasceram entre janeiro e junho de 1983.

Com as novas doses aplicadas, chega a 270.800 o total de aracajuanos vacinados contra covid-19, o que representa 40,74% da população local.

Entre os que puderam se vacinar nesta sexta-feira está Rodrigo Nascimento, 38 anos, que ressaltou a importância de manter as medidas de biossegurança.

“A vacina é muito importante, ainda mais para quem vem batalhando, correndo risco. A gente não pode brincar. Apenas com uma dose não estamos seguros ainda. É manter os cuidados e esperar pela segunda dose”, aponta.  

A imunização ganhou significado especial para o profissional liberal Davi Cordeiro, 38 anos, cujo filho de cinco anos esteve internado com os pulmões comprometidos por conta de um fungo, e, desta maneira, não poderia contrair também a covid-19, uma vez que ela agravaria o quadro e potencialmente levaria ao óbito da criança.

“As doses da vacina foram uma libertação para a minha família, porque passamos momentos muito difíceis no início da pandemia. O meu filho ficou internado, passou dois meses na UTI, precisou passar por cirurgia no pulmão. Tentamos nos resguardar ao máximo, trabalhando de casa, mas agora com a imunização nos sentimos um pouco mais aliviados”, explica.

Mônica de Oliveira, autônoma, 38 anos, não conseguiu conter a emoção ao refletir sobre o contexto da pandemia e como ela a afetou e as pessoas a quem ama.

“É um misto de sentimentos. Alegria, por um lado, porque estou tendo a oportunidade de ser vacinada, mas também tristeza, porque sei que muitos não puderam ter a mesma chance. Eu tive familiares que faleceram, amigos que perderam pai, mãe, o amor da vida deles. É difícil de descrever a sensação, estava ansiosa por este momento. Graças a Deus deu tudo certo e dia 30 estarei de volta para tomar a segunda dose”, afirma.

A engenheira eletricista Elaine Santos Conceição, por sua vez, apontou uma renovação da esperança que tem surgido por conta do avanço da campanha de vacinação e a possibilidade de sair da crise sanitária.

“Esse é um momento de muita esperança, de alívio, porque a gente está há mais de um ano em casa, em isolamento, vivendo uma angústia, com medo de perder alguém da família. Então, tomar a vacina, ter essa oportunidade coloca um pouquinho mais de esperança no coração”, diz.

Calendário

Avançando com o calendário de vacinação na capital, no sábado, 3, recebem a primeira dose os cidadãos de 37 anos. No domingo, 4, para encerrar, serão imunizados os aracajuanos a partir dos 37 anos que ainda não foram vacinados.

Os aracajuanos de 36 anos que nasceram de julho a dezembro de 1984 serão vacinados na segunda-feira, 5. Já os cidadãos da mesma faixa etária, nascidos entre janeiro e junho de 1985, recebem a primeira dose na terça-feira, 6. As pessoas de 35 anos serão imunizadas na quarta-feira, 7, e, para finalizar, na quinta-feira, 8, recebem a vacina todos os aracajuanos a partir de 35 anos que ainda não foram imunizados.

Para evitar aglomerações e manter a organização do fluxo, o público terá à disposição sete pontos fixos. São eles: UBS Santa Terezinha (Zona de Expansão);  Colégio CCPA (bairro Grageru); Centro Educacional Futuro Feliz (bairro Santo Antônio); Estação Cidadania Radialista Carlos Magno (bairro Bugio); Universidade Tiradentes - UNIT (bairro Farolândia); Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos - CEPJSS (avenida Augusto Franco); e Faculdade Pio X (avenida Tancredo Neves).

A vacina também estará disponível no drive-thru instalado no Parque da Sementeira e no posto itinerante do 28º Batalhão de Caçadores, ambos com apresentação do código autorizativo, emitido após cadastramento no portal da vacina, no site da Prefeitura.

Para as grávidas e puérperas, acima de 18 anos, sem comorbidades, o imunizante será disponibilizado exclusivamente no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, bairro Siqueira Campos. É necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência de Aracaju, além de um documento que comprove a gestação ou o puerpério.

A Prefeitura também dará continuidade à aplicação da segunda dose nos aracajuanos que completaram o intervalo de 90 dias da primeira dose. Para estes cidadãos, o reforço será disponibilizado no drive-thru da Sementeira e em seis Unidades Básicas de Saúde. São elas: UBS Oswaldo de Souza (bairro Getúlio Vargas); UBS Manoel de Souza Pereira (bairro Jabotiana); UBS Augusto Franco (bairro Farolândia); UBS Roberto Paixão (bairro 17 de Março); UBS Edézio Vieira de Melo (bairro Siqueira Campos); e UBS Marx de Carvalho (bairro Ponto Novo).