Aracaju Mais Verde: arborização da cidade é ampliada com participação das comunidades

Agência Aracaju de Notícias
20/07/2021 09h00

Lançado pela Prefeitura de Aracaju em 2018, para conscientizar a população a respeito dos cuidados para preservação do meio ambiente, o programa Aracaju Mais Verde integra as ações estratégicas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).
 
A partir deste programa, cuja principal ação é o plantio de mudas com a participação das comunidades, a Prefeitura está ampliando a arborização da capital sergipana e busca engajar a população com vistas à construção de uma cidade cada vez mais sustentável, capaz de preparar no hoje um ambiente mais saudável para as gerações do amanhã. 

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Alexander Lemos, durante a pandemia, os trabalhos foram mais cautelosos, porém, não deixaram de acontecer. “A proposta do programa é justamente fazer com que a população, em ação conjunta com a Prefeitura, realize o plantio de mudas. Pelas restrições impostas pela pandemia, tivemos que ter maior controle dessas atividades, sem tanta participação popular. Ainda assim, não deixamos de plantar mudar, através do programa”, ressalta Alan. 

De acordo com o Planejamento Estratégico da Prefeitura, nos próximos quatro anos, os trabalhos da Sema, no que diz respeito ao desenvolvimento da arborização da cidade, estão assentados em três núcleos.
 
O primeiro deles, explica Alan, envolve a participação da população nas ações de plantio, "e fizemos isso na Semana do Meio Ambiente com o Carro da Árvore, incentivando que a população se engaje no plantio, uma ação que iremos reforçar", frisa o gestor.
 
Outra vertente é o do plantio feito pelo Município, ação que envolve a Sema e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que atuam em áreas que precisam de arborização, como ocorre, atualmente, no bairro Coroa do Meio, trabalho que será estendido para outros bairros.
 
"E o terceiro aspecto é a contratação de empresa especificamente para plantio urbano, a qual vai começar a atuar em breve, não só com o plantio, mas com todos os cuidados de manutenção das árvores”, completa o secretário. 

Com o norte de transformar os principais pontos da cidade com em locais mais verdes, programas como o Aracaju Mais Verde é uma forma efetiva de o Município contribuir, por exemplo, para a mitigação do efeito estufa. 

“Toda ação é pautada por estudos que possam dar as diretrizes. Entre as linhas está o Inventário de Arborização que nos dá a noção da realidade arbórea da cidade e isso possibilita o reforço das ações, focando nas necessidades reais de cada localidade. Nesse processo, contamos com a população, ente essencial para manter os cuidados. O Aracaju Mais Verde tem essa característica da participação popular, tanto demandando o plantio, como também, por exemplo, em uma ida voluntária ao horto municipal no Parque da Sementeira, pois lá existem mudas disponíveis. Sem a ação direta e benéfica da sociedade, os esforços da gestão pública não têm condições de gerar frutos duradouros”, reforça Alan Lemos.