Mesmo com chuva moderada, Prefeitura mantém equipes em monitoramento constante

Agência Aracaju de Notícias
07/07/2021 16h39

O tempo continua fechado, em Aracaju, e as equipes da Prefeitura seguem em constante monitoramento da cidade para agir preventivamente a qualquer sinal de risco à população. Conforme análise do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a estimativa é de que a frente fria ainda deve permanecer por mais três dias, o que mantém a atenção dos trabalhos preventivos. 

Na manhã desta quarta-feira, 7, por meio de mensagem SMS, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), emitiu um alerta aos números cadastrados no serviço de alerta 40199, o qual destacava a previsão do tempo para os próximos dias. 

Durante todo o dia de hoje, não foi registrada nenhuma ocorrência mais grave, no entanto, houve o registro de alagamento no bairro Robalo, localidade onde mais choveu de ontem [6] para hoje, sem maiores problemas, mas que demandou atenção mais enérgica por parte das equipes. 

“Somente no mês de julho, registramos um acumulado de 140 milímetros de chuva, quase chegando ao previsto para todo o mês, que é de 220 milímetros. Somente ontem [6], choveu cerca de 50 milímetros e, hoje, até meado da tarde, chegou, aproximadamente, a 13 milímetros. Por se tratar de uma chuva moderada e espaçada, não costuma causar transtornos, mas as equipes seguem integradas para atender as demandas da população”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado. 

Além do serviço de Alerta por SMS 40199, que possibilita o envio de mensagens com previsões climáticas e outras informações oficias da Defesa Civil, diretamente para o celular do cidadão, também é possível acompanhar informações sobre as condições climáticas, da capital, através da plataforma ClimAju, disponibilizada no site da Prefeitura de Aracaju, com dados atualizados e imagens de pontos estratégicos da cidade, em tempo real.

SMS 40199
Com mais de 51 mil cadastrados realizados, o serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que possam ocorrer.

Para realizar o cadastro, basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e inserir, no campo de texto, o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. Ao enviar a mensagem, o solicitante receberá a confirmação de cadastro e estará com o celular habilitado para receber os alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.