Com ações integradas, Emsurb garante resiliência dos canais no período de chuvas

Serviços Urbanos
09/07/2021 14h41

Mesmo o volume acumulado de chuva tendo alcançado a marca de 105,1 mm nas últimas 72 horas, segundo a Defesa Civil de Aracaju, os canais da cidade suportaram positivamente a intensidade das águas. Isso é resultado das  ações de limpeza e monitoramento planejadas e executadas previamente pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Para o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, a resiliência dos canais está diretamente ligada ao trabalho antecipado de limpeza realizado pelo órgão ao longo de todo o ano, por metodologias distintas, respeitando as características apontadas em cada região da cidade.  

“Até o momento não tivemos nenhuma intercorrência e os canais estão se comportando dentro do esperado. Atualmente, é preciso uma chuva acima do normal ou conciliada à maré alta para impedir o escoamento regular das águas pluviais. Por isso, estamos sempre voltados para assegurar a eficiência dessas intervenções de desobstrução”, destacou Bruno.

Aliado a isso, de acordo com o diretor, a preparação das equipes para o monitoramento diário em pontos estratégicos, sobretudo os mais vulneráveis, segue integrada às diretrizes da gestão, inclusive com o uso de informações disponibilizadas na plataforma ClimAju, um recurso inovador que permite o acompanhamento em tempo real das condições climáticas da cidade.

“A disponibilidade desses dados, das condições climáticas da capital, permite que a gente se antecipe e promova uma observação ainda mais minuciosa, no tocante a situações que impedem o escoamento regular das águas e, consequentemente, ocasionem transtornos à população em determinadas áreas”, explicou Moraes.

Com a previsão de incidência de chuvas até este sábado, dia 10, o diretor acrescentou que as equipes de podação, bem como as que utilizam maquinário pesado, como retroescavadeira e escavadeira hidráulica, seguirão de prontidão para eventuais necessidades.

“Nos próximos dias, continuaremos, inclusive, intensificando os trabalhos para reduzir o assoreamento e desobstruir os canais que acabam recebendo um grande volume de águas neste período”, informou ele.  

Programação do dia
Durante as primeiras horas desta sexta-feira, 9, os técnicos da Diretoria de Operações observaram o fluxo das águas pluviais em canais da região central e das zonas Norte e Sul, a exemplo dos situados no conjunto Médici e Lourival Batista, no bairro Jardins e avenida Airton Teles.

Conforme a programação do dia, os agentes se concentraram na limpeza manual dos canais que cortam os bairros do Luzia e 18 do Forte. Pelo método mecanizado, a desobstrução foi feita na avenida Salatiel, no Dom Pedro, e na avenida Marechal Rondon, no Capucho. Já o canal da avenida Airton Teles, no Santo Antônio, ocorre por barragem móvel.