Serviços de limpeza da Emsurb reforçam ações de combate ao Aedes aegypti

Serviços Urbanos
09/07/2021 16h16

A Prefeitura de Aracaju segue realizando, de forma contínua, ações de combate ao criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Mesmo com o foco maior do Aedes dentro das residências, a administração vem, simultaneamente, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) reforçando, cada vez mais, as ações de limpeza pública executadas em uma programação diária de atividades.

A oferta regular da coleta domiciliar do lixo, bem como as Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecopontos), a instalação de pontos de entrega voluntária (PEVs) e caixas estacionárias são algumas das ações da Prefeitura para evitar situações de descarte inadequado. Além destes, a Coleta Seletiva e o programa Cata Treco contribuem no enfrentamento ao mosquito, já que possibilitam a retirada dos materiais inservíveis dos imóveis e áreas públicas.

A Emsurb executa ainda o método de limpeza geral que concentra diversas frentes de trabalho como a roçagem mecanizada, a capinação e a varrição em ruas e avenidas, assim como o recolhimento de resíduos com uma atenção maior àqueles que possam servir de criadouro para o agente transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Nesta sexta-feira, 9, este serviço atendeu bairros das regiões Sul e Norte da capital, como Ponto Novo, São José, Lamarão, 18 do Forte, Grageru e Coroa do Meio.

Além de seu cronograma regular, a Empresa Municipal soma forças ainda aos mutirões semanais realizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Somente este ano, a Prefeitura já realizou 20 mutirões em toda a cidade, com o objetivo de acabar com os focos do mosquito em terrenos, residências habitadas e em situação de abandono. "Durante a mobilização, cerca de 50 trabalhadores da Emsurb auxiliam na força tarefa. Já o Cata Treco dá um suporte diferenciado à programação", acrescentou Bruno Moraes, diretor de Operações da Emsurb.

“Os trabalhos de limpeza executados pela Emsurb, seja em seu cronograma diário, assim como no apoio aos mutirões, têm sido de extrema importância e relevância. A partir do momento, que é feita a remoção de possíveis focos e criadouros do mosquito, conseguimos um impacto positivo no resultado das localidades atendidas”, destaca Jeferson Santana, gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, da SMS.