Covid-19: Aracaju imunizou 922 pessoas com a segunda dose nesta quinta-feira, 15

Agência Aracaju de Notícias
15/07/2021 18h00

"Vim falando comigo mesmo durante o caminho e agradecendo a Deus pelas pessoas que conseguiram tomar a vacina em tempo, para evitar o que está acontecendo agora. Infelizmente, as pessoas estão pegando essa doença maldita e perdendo suas vidas. Pessoas da família pegaram covid e a gente fica orando para poder sair dessa. Meu pai pegou e ficou em estado gravíssimo, mas conseguiu sair dessa. Estou aliviado agora".
 
O depoimento transcrito acima, regado à emoção, é do bombeiro civil Adriano Ferreira Lessa, de 37 anos, que se dirigiu na manhã desta quinta-feira, 15, ao drive-thru montado no Parque da Sementeira para tomar a segunda dose do imunizante contra a covid-19 e concluir seu esquema vacinal.

Adriano é uma das centenas de pessoas que seguem, todos os dias, tomando a segunda dose do imunizante em pontos estratégicos montados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Durante esta semana, a SMS segue administrando a segunda dose para a população que já está apta a completar o esquema vacinal, enquanto aguarda do Ministério da Saúde o repasse de nova remessa de vacinas referente à primeira dose para a população a partir de 34 anos, previsto para acontecer ainda nesta semana e avançar cada vez mais no cronograma de vacinação. Também estão sendo vacinadas, com a primeira dose, gestantes e puérperas.

Somente nesta terça-feira, foram vacinadas 886 pessoas com a segunda dose, e 36 gestantes e puérperas. Até o momento, Aracaju vacinou 306.763 pessoas com a primeira dose, o que corresponde a 46,13% da população. Com a segunda dose, são 109.072 pessoas, sendo 16,4% da população.

Emoção
Quem também esteve no drive da Sementeira foi o dentista Gilmar Fernando Menezes Albuquerque, 41. Ele disse estar emocionado com o momento e espera que toda a população consiga ser imunizada o quanto antes. "É muita emoção, alívio. Estou fazendo a minha parte. É assim que vamos conseguir passar por tudo isso", sintetizou, ao fazer questão de frisar que vai continuar seguindo os protocolos de segurança.

Ainda no drive, a aposentada Luciana Frossard, 61, garantiu que vai seguir o exemplo do Gilmar Fernando e continuar com todos os protocolos de biossegurança. "Estou aliviada. Graças a Deus estamos combatendo essa situação e vencendo. Estou muito feliz e vou continuar utilizando os protocolos de seguranças. Essa máscara eu só tiro quando for determinado, mesmo assim vou usar", salientou.
 
Não muito distante dali, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Hugo Gurgel, situada no bairro Coroa do Meio, a assistente de atendimento Magdala da Silva Almeida, 40, disse que a sensação em concluir seu ciclo vacinal é de "proteção".

"Concluí hoje e estou muito feliz. Espero que chegue para todos essa felicidade. É a sensação de proteção, mediante tantas mortes e pessoas hospitalizadas. Até passar tudo isso, vamos seguir os protocolos de segurança", resumiu.

O mestre em carpintaria Alfredo Almeida dos Santos, 62, não escondeu sua felicidade. "Estou feliz da vida e estava esperando por esse momento. Agora, estou tranquilo e vou continuar me cuidado", disse.

Locais
A segunda dose está sendo aplicada em 12 pontos fixos de Aracaju, das 8h às 16h, são eles: UBS Osvaldo de Souza (Getúlio Vargas); UBS Manoel de Souza Pereira (Jabutiana); UBS Augusto Franco (Farolândia); UBS Roberto Paixão (17 de Março); UBS Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos); UBS Eunice Barbosa (Coqueiral); UBS Max de Carvalho (Ponto Novo); UBS Cândida Alves (Santo Antônio); UBS Celso Daniel (Santa Maria); UBS Hugo Gurgel (Coroa do Meio); e UBS Augusto César Leite (Aeroporto).

A dose de reforço também está sendo administrada no drive-thru montado no parque da Sementeira das 8h às 17h. Para tomar a segunda dose, é preciso apresentar RG com CPF, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacinação.

No auditório da Escola Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, a aplicação da primeira dose é exclusiva para gestantes e puérperas.