Programa de Fortalecimento da Alfabetização conclui mais uma etapa de formação

Educação
15/07/2021 17h10

A fim de desenvolver estratégias para a melhoria da aprendizagem nos anos iniciais, a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta quinta-feira, 15, a segunda etapa do ciclo de formação do Programa Municipal de Fortalecimento da Alfabetização, destinado aos professores do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), este segundo encontro teve como tema ‘Alfabetização e letramento na modalidade remota: desafios e possibilidades’. O evento aconteceu em dois momentos do dia, com cerca de 90 participantes em cada turno, através de encontro de forma online pelo aplicativo Google Meeting.

De início, foi apresentado o Programa Municipal de Fortalecimento da Alfabetização e, em seguida, os docentes participaram de palestra com a professora Cássia Alcântara, que explanou sobre o tema alfabetização.

A secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, explica que esse novo projeto da Prefeitura, coordenado pela Semed, visa desenvolver estratégias para a melhoria da aprendizagem nessa etapa de ensino. Além disso, ressalta a gestora, o programa objetiva fortalecer o processo de aprendizado de cada um dos 30 mil alunos da rede.

“Embora estejamos em um período atípico de aulas remotas, a Semed segue trabalhando para oferecer mais qualidade na educação dos alunos da nossa rede de ensino. Essa soma de esforços, juntos aos gestores escolares e professores trará grandes resultados para Aracaju, com certeza. Não existe nenhum programa ou projeto que não dê certo quando há a participação ativa dos professores”, afirma a secretária Cecília Leite.

O Programa Municipal de Fortalecimento da Alfabetização contempla todas as escolas municipais de Ensino Fundamental de Aracaju é executado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e com a Associação Bem Comum.

“Estou encantada com esse evento porque eu amo alfabetizar e esta foi uma das minhas lutas: eu queria estar na área de alfabetização. Saio desta tarde feliz porque foi bastante produtiva e espero que sejam disponibilizadas mais oportunidades deste tipo”, declara a professora Nadja Melo.

O próximo encontro da formação acontecerá no próximo dia 19 e será voltado a coordenadores pedagógicos da rede. Já no dia 29, a reunião será realizada, novamente, com a participação dos professores das turmas de 1º e 2º anos da rede, para apresentação do material didático de apoio.