Prefeito Edvaldo recebe integrantes da Patrulha Maria da Penha e parabeniza por trabalho protetivo

Agência Aracaju de Notícias
15/07/2021 18h27

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, na tarde desta quinta-feira, 15, em seu gabinete, os integrantes da Patrulha Maria da Penha (PMP) - grupo especializado da Guarda Municipal de Aracaju -, que atuaram na prisão de um agressor, por descumprimento das determinações judiciais de distanciamento, nesta quinta. Edvaldo elogiou a atuação do grupamento e agradeceu ao trabalho que vem sendo realizado, em defesa das aracajuanas em situação de vulnerabilidade.

"Assim que tomei conhecimento, fiz questão de chamá-los para agradecer. A violência contra a mulher é inadmissível. Precisamos combatê-la e, com a Patrulha Maria da Penha tem se comprovado, de maneira muito efetiva, que esse combate é possível, garantindo a proteção dessas mulheres que se encontram em situação de tamanha vulnerabilidade", destacou o  prefeito, no encontro, do qual participaram a coordenadora da PMP, supervisora Vileane Brito, o secretário municipal da Defesa Social, Luís Fernando Almeida, e o diretor-geral  da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Edvaldo ressaltou, ainda, que os integrantes têm feito "um trabalho exemplar, demonstrando que estão a postos, preparados para qualquer ocasião". "Por isso, faço questão de reconhecer a importância do trabalho que tem sido desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha em nossa capital, desde que foi criada, em nossa gestão. É um trabalho muito bonito, admirável. Ver a Patrulha funcionando tão bem e de maneira efetiva nos mostra que estamos no caminho certo. Reflete a gestão humana que estamos construindo em Aracaju", reiterou o prefeito.

A coordenadora da PMP, Vileane Brito, agradeceu pelo reconhecimento do prefeito e se disse muito feliz, "pois a equipe tem trabalhado para cumprir o seu dever, de proteger as mulheres assistidas pela Patrulha". "O senhor faz parte deste projeto piloto, que é a PMP hoje. Aproveito para reafirmar o compromisso, essa responsabilidade diária que a gente tem, de dar segurança necessária às assistidas, para que elas não venham, novamente, sofrer, violência doméstica. A gente vê a vulnerabilidade, mas quando entramos na PMP, sabemos que é um trabalho diferenciado, e a gente abraça, segura a onda, para que os números permaneçam positivos e a assistida não entre, novamente, no ciclo de violência ou o agressor volte a importuná-la. Tenho certeza de que, com o senhor, a PMP só tende a crescer", frisou Vileane.

Prisão

A prisão do agressor ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15, e foi ocasionada pelo descumprimento das determinações judiciais de distanciamento.  De acordo com o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor Fernando Mendonça, o grupamento foi acionado por meio de um canal de comunicação direta entre as assistidas e a Patrulha Maria da Penha.

"Houve uma ligação, por meio desse canal específico de atendimento, através do qual foi informada a quebra de medida de distanciamento. Imediatamente uma viatura foi deslocada até o endereço indicado, o agressor foi identificado próximo à residência da assistida e a prisão efetuada", detalhou Mendonça.

A Patrulha

A Patrulha Maria da Penha foi implantada em maio de 2019, por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça de Sergipe. Desde então, o programa de acompanhamento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, em Aracaju, já contabilizou 86 mulheres assistidas - sob medida protetiva de urgência -, e mais de 5 mil visitas para fiscalização das medidas protetivas. Também atendeu 24 descumprimentos de medidas protetivas e 13 flagrantes, com a execução de dez prisões.

O grupamento é formado por 15 guardas municipais, que atuam em quatro turnos operacionais, desenvolvendo um trabalho sistemático, com atenção permanente, e que visa, principalmente, a salvaguarda dessas mulheres, que, sem proteção, continuariam submetidas às situações de violência, estando sujeitas, inclusive, ao feminicídio.