Shows do Forró Caju são incluídos no AjuPlay e se tornam portfólio para artistas

Cultura
16/07/2021 11h30

A partir das 19h desta sexta-feira, 16, todas as 82 apresentações musicais do Forró Caju em Casa 2021 estarão disponíveis, de maneira permanente, no Ajuplay, o streaming cultural da Prefeitura de Aracaju. A plataforma, lançada no dia 17 de março deste ano pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), engloba produções genuinamente sergipanas e pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, no endereço ajuplay.com.br.

Além de servir de portfólio para os quase 400 músicos beneficiados diretamente com a realização do maior evento junino de Sergipe, a disponibilização dos shows no serviço de transmissão digital permitirá que milhares de usuários conheçam o ritmo musical mais característico do Nordeste, o forró, despertando interesse e curiosidade na cultura da região, com possibilidade de reflexo no turismo e comércio aracajuano.

Presidente da Funcaju, Luciano Correia destaca que a qualidade do material gravado potencializa o trabalho dos músicos. “Nós tivemos direção de fotografia, cenário, captação de áudio digital, tudo isso para levar a melhor qualidade para os aracajuanos e agora para todo o mundo, através do AjuPlay”, pontua.

De acordo com Luciano, o AjuPlay está se consolidando como uma das mais ricas plataformas de cultura do país, unindo produções audiovisuais, shows, espetáculos teatrais e, em breve, livros, documentos, singles e videoclipes. Este serviço, destaca o presidente da Funcaju, potencializa a projeção dos artistas sergipanos para todo o mundo.

“Em todos os projetos que a Prefeitura de Aracaju tem desenvolvido há uma grande preocupação de fomentar a manutenção da cadeia produtiva do setor cultural, garantindo trabalho e renda para artistas e técnicos da cultura. Mas fazemos isso sem esquecer a política cultural”, salienta Luciano Correia.

Isso significa que, ao fomentar a produção artística local e contemplar o maior número e perfis de artistas a cada novo projeto executado, a Prefeitura faz o cenário cultural de Aracaju pulsar representatividade e dinamismo, englobando novas e antigas linguagens artísticas. É desta forma que a Funcaju vem desenvolvendo seus projetos na área cultural.

Forro Caju 2021
Além de valorizar a produção local, o Forró Caju 2021 ampliou as ações emergenciais do Município de auxílio ao setor cultural, a partir do repasse de R$300 mil em premiação a artistas da linguagem da música que trabalham com os principais gêneros do ciclo junino nordestino.

Com o Forró Caju em Casa 2021, Aracaju foi o município sergipano que beneficiou o maior número de artistas sergipanos durante os festejos do ciclo junino. Em 12 dias, a programação do evento transmitiu mais de 100 horas de gravações inéditas das apresentações musicais selecionadas via edital.

O evento contou com a parceria das TVs públicas Câmara de Aracaju e Alese e da TV Atalaia, e teve ainda o apoio da Uninassau e Construtora Stanza.