Prefeitura inicia 12ª etapa de distribuição dos kits de alimentação escolar

Educação
21/07/2021 14h50

Preservando o direito à alimentação escolar dos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Aracaju iniciou, nesta quarta-feira, 21, a 12ª etapa de distribuição dos kits de alimentos que compõem a merenda escolar. Até o próximo dia 30, todos os mais de 30 mil estudantes da rede receberão os seus kits.

O cronograma de entrega foi inicido pelos bairros Santa Maria e 17 de Março, contemplando sete escolas desta região que, segundo o Observatório Social de Aracaju, apresenta o maior índica de vulnerabilidade da capital.
 
Arroz, feijão, açúcar, leite, pão e peito de frango são alguns dos itens que compõem o kit, formado por alimentos que seriam usados na merenda escolar, caso as aulas estivessem acontecendo de forma presencial. Até o final desta etapa, a Prefeitura de Aracaju totalizará 2.960 toneladas de alimentos entregues para os estudantes desde o início da pandemia. 

“Esta ação tem feito a diferença no sentido da segurança alimentar dessas crianças, o que implica no desenvolvimento educacional e da aprendizagem desse aluno, e implica também na continuidade do vínculo da criança com a escola. A aula não está sendo presencial, mas está existindo. A criança não está indo para a escola, mas a escola está indo até essa criança e a essa família, seja com atividades impressas ou online. O aluno está tendo tudo o que teria direito se a aula tivesse sendo presencial, e o alimento é um deles”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

A distribuição dos kits de alimentação escolar contemplará, até o próximo dia 30 de julho, as 74 escolas que compõem a rede municipal de ensino de Aracaju. A cada dia, uma região administrativa da cidade será atendida, com nove escolas por dia, em média. Os pais e responsáveis pelos estudantes menores de idade devem se dirigir à unidade portando documento pessoal com foto, documento do aluno e fazendo uso da máscara de proteção facial.

Pela manhã, a dona de casa Aline dos Santos Conceição foi até à Emef Papa João Paulo II para a retirada do kit. “Quando a diretora nos avisa a data da entrega dos kits, fico mais aliviada. Fico feliz por poder receber os alimentos todo mês porque é uma ajuda muito boa, tanto pra gente, quanto para as crianças”, conta Aline.

Silvânia Alves de Souza, que está desempregada e tem dois filhos matriculados na rede, também foi retirar os kits neste primeiro dia de distribuição. “Venho buscar todos os meses porque a gente não está tendo trabalho, então está tudo mais difícil. Os kits ajudam a complementar a alimentação dos meus filhos em casa”, revela Silvânia.

Emef Dom Távora 
Os responsáveis pelos estudantes matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, que receberão os kits no próximo dia 28, deverão se atentar aos locais de entrega.
 
“Os estudantes que já estavam matriculados na Emef Dom José Vicente Távora, que tinham aula no antigo prédio, no Centro, devem continuar recebendo seus kits lá. Já os alunos que se matricularam agora, para o novo prédio que foi entregue, deverão retirar os kits já na nova sede da escola, no bairro Santo Antônio”, explica Maria Cecília.