Praia limpa: ação educativa do programa reforça importância de descarte correto de lixo

Meio Ambiente
22/07/2021 14h50

Procurando estimular a criticidade de aracajuanos para as práticas de conservação das praias, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizou nesta quinta-feira, 22, mais uma ação do Praia Limpa, programa executado desde de 2017.

O trabalho, explica a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, visa fomentar a construção de uma cidade cada vez mais consciente e sustentável. A ação é realizada a partir de abordagens a turistas e aracajuanos nas praias de Aracaju, em que a equipe do programa trata sobre a importância do descarte correto de resíduos.

“Sabemos que uma atuação local impacta globalmente. Por isso, os técnicos, analistas e servidores da Educação Ambiental da Sema abordam pessoas que estão na praia e conversam sobre como é primordial levar o seu lixinho embora e não descartá-lo irregularmente. A ideia é que os banhistas se responsabilizem pela geração de seus próprios resíduos”, destaca Raphaella.

Para Edinaldo Feitosa, o trabalho de conscientização feito pela Sema, por meio do Praia Limpa, é algo crucial. “Colocar resíduos nas praias complica a vida marinha e o meio ambiente. Temos que compreender que tudo isso aqui é nosso. Todo o bem que fazemos, com certeza, nos dará frutos por muitos anos”, afirmou.

Carioca, Renato Maia também considera a ação fundamental. “Que ela seja sempre feita. Nós vemos que hoje há um entendimento maior das pessoas exatamente em decorrência de tudo o que passamos, ambientalmente. Para nós podermos ter essa beleza desse mar, precisamos cuidar dele”, defendeu.

“Nós vemos, aqui, a praia limpa, mas nem sempre encontramos ela nessas condições. Então, é importante informar os frequentadores a respeito disso. Às vezes, eu trago os meus filhos e agora, há pouco, um pegou ali um óculos. O melhor é sempre fazer o descarte de forma correta. Lixo na praia nunca é bom”, ressalta Adilson Andrade.