Formação de consórcios de turismo é tema de reunião na Semict

Indústria, Comércio e Turismo
22/07/2021 20h01

Na tarde desta quinta-feira, 22, representando o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que cumpria agendas administrativas no mesmo horário, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), Marlysson Magalhães, recebeu em seu gabinete o vice-presidente de Consórcios Públicos de Turismo da Frente Parlamentar de Prefeitos e também prefeito de Monte Alegre do Sul, conhecida estância turística hidromineral do interior paulista, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha.


Acompanhado da presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR/SE), Ellen Carvalho, Edson Rodrigo, que é turismólogo, defendeu a formação de consórcios municipais e regionais de turismo, como forma de unir forças a partir das singularidades de cada município.


No encontro, apresentou como exemplo bem-sucedido da modalidade o Circuito das Águas Paulistas - consórcio do qual é presidente -, um conjunto formado por nove municípios ( Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro) que atuam solidariamente para o fortalecimento turístico da região.


“A formação de consórcios é uma forma estratégica de consolidar ações na área do turismo, é fortalecer a cadeia no que chamamos de turismo circular”, explicou o engenheiro eletricista do consórcio paulista, Maycon Xavier.


“Coincidentemente estou estudando com outros municípios um circuito semelhante, também considero importante fortalecer a integração municipal, oferecer múltiplas possibilidades para os turistas”, comentou Marlysson Magalhães.


Edson Rodrigo fez questão de elogiar a organização de Aracaju. “É uma cidade limpa, bonita, e o que conheci, desde a Orla à gastronomia, me encantou demais. Tenho certeza que a gente vai poder indicar Aracaju não só em São Paulo como Brasil afora”, pregou.


Rodrigo falou ainda sobre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Elogiou o desempenho do prefeito Edvaldo Nogueira na presidência da entidade e sua capacidade de liderança.


Ao final do encontro, os dois gestores trocaram sacolas contendo produtos de cada município e folheteria informativa sobre os atrativos de cada cidade. Para Marlysson Magalhães, um encontro “muito positivo” e que vai render novos encontros para troca de experiências e intercâmbio entre os dois municípios.


“Foi um ótimo encontro com Edson Rodrigo, um entusiasta do turismo. Estamos em um momento de retomada das atividades e podemos estreitar essa relação, essa sinergia entre os dois municípios. Em conversas futuras, tenho certeza que o turismo entre os dois municípios pode crescer muito”, avaliou o secretário.