AjuPlay amplia catálogo de filmes e reforça difusão do audiovisual sergipano

Cultura
23/07/2021 14h00

Finais de semana com novos filmes, shows, espetáculos, entre outras produções culturais de Aracaju, tornaram-se rotina para os aracajuanos. Há mais de 100 dias a plataforma de streaming AjuPlay, lançada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), vem reunindo esses conteúdos em uma plataforma gratuita, de fácil acesso e que se consolida como instrumento de projeção para os artistas sergipanos.

Nesta sexta-feira, 23, a partir das 19h, a Funcaju volta a atualizar o catálogo do AjuPlay com seis inéditos filmes produzidos por artistas sergipanos. As produções garantem aos aracajuanos um fim de semana de entretenimento, ao mesmo tempo em que abrem caminhos para os artistas sergipanos disseminarem suas produções para outros nichos culturais, através da internet. O acesso à plataforma é feito através de qualquer aparelho conectado à internet, pelo endereço eletrônico www.ajuplay.com.br.

O presidente da Funcaju, Luciano Correia, vê com entusiasmo a consolidação do streaming como política cultura. “A plataforma AjuPlay é uma das melhores dos últimos anos para o público e para nossos artistas. O catálogo reúne o melhor da nossa produção cultural e, por enquanto, conta com a maioria dos projetos oriundos do primeiro edital do Janela para as Artes. Além de divulgar esses artistas, faz circular sua produção musical e audiovisual no mundo inteiro. Em breve teremos muito mais com produtos de outros projetos”, pontua.

Confira as novidades do catálogo:
“Zélia” -  é um filme ensaio composto de imagens de arquivo, que acompanha o desmonte do apartamento de Dona Zélia, sua morte e a repercussão disso, através do olhar de Lucas Menezes, seu neto mais novo e também diretor do filme.

‘‘A bondade dos estranhos” -  De Juliana Vila Nova e Eudaldo Monção, o filme apresenta a experiência de um viajante (Canô) que escreve uma carta para uma escola de cinema, contando sua vivência viajando 20 estados brasileiros e 8 países da América do Sul, hospedando-se nas casas de pessoas desconhecidas, por intermédio do aplicativo Couchsurfing, uma rede colaborativa que conecta viajantes a pessoas dispostas a hospedá-los.

 “Entrega” - documentário de Morgana Brota, Roberto Oliveira, Vinicius Chukro, gravado nos meses que antecederam a pandemia do coronavírus, que discute a precarização do trabalho entre os entregadores de aplicativo que vivem da bicicleta. O curta retrata um dia na vida de Felipe, 30, mostrando sua realidade e as dificuldades encaradas por essa categoria que surge com o fenômeno conhecido como uberização do trabalho.

“144 horas e Alguns Minutos Roubados” - De Eluar Melo, filme surge de inquietações que ganharam força durante o processo eleitoral presidencial em 2018. Os antagonismos sociais se intensificaram e a onda constante de violência fundamentalmente direcionada a grupos minoritários foi determinante para sua realização. 

“No Verso tem um Céu” – de Jonta Oliveira, é mais uma obra disponível na plataforma. Dentro de um cotidiano tedioso, um ser humano passa a se perder entre realidade, sonhos e memórias, o que o leva para inúmeras descobertas sobre si e o todo.

“Reconexões” - por Carolina Santos, filme mostra como o caos do antropoceno, a ansiedade e sensação de impotência recheiam os dias. Inspira, expira. O refúgio está nos sonhos, onde a utopia existe nos mergulhos interiores mais profundos. Um oceano de saudades. Reconexões são essenciais e involuntárias como forma de sobrevivência.