Prefeitura conclui primeira semana da 12ª etapa de entrega dos kits de alimentação escolar

Educação
23/07/2021 16h30

Desde o início da pandemia de covid-19 e em meio a aulas não presenciais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), continua garantindo alimentação escolar de qualidade aos alunos da rede.  

A 12ª etapa de entregas dos kits de merenda escolar na capital foi iniciada na última quarta-feira (21), e até esta sexta (23) a distribuição já aconteceu em 25 escolas, de nove bairros da cidade.

Em cada dia útil de uma etapa, a distribuição dos alimentos atende as escolas de uma determinada região administrativa. Nesta sexta, as entregas ocorreram nos bairros Soledade, Santos Dumont, Bugio e Lamarão.

A seguintes escolas foram atendidas: Emef Manoel Bomfim, Emef Sérgio Francisco da Silva, Emei Monsenhor João Moreira Lima, Emef Professora Letícia Soares de Santana, Emef Olga Benário, Emei Maria Clara Machado, Emei Manoel Eugênio Nascimento, Emei Professora Maria Givalda da Silva Santos e Emef Deputado Jaime Araújo.

“A garantia e qualidade da merenda escolar em Aracaju sempre foram tratadas com muita seriedade pela atual gestão municipal. Em uma fase desafiadora para todos, como esta de pandemia, não poderíamos tratar este assunto de forma diferente, tendo em vista a importância que a nutrição tem para a aprendizagem e o desenvolvimento do estudante”, ressalta a secretária da Educação, Cecília Leite.

Todos os 30 mil alunos da rede municipal de Aracaju, sejam estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA), têm direito a receber os kits. Ao final desta etapa, 240 toneladas de alimentos terão sido entregues aos estudantes, somando 2.960 t distribuídos aos alunos pela Prefeitura desde o início da pandemia.

Angelúcio de Miranda é funcionário público e foi buscar os kits de seu filho e sua esposa, ambos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão.

Para ele, os kits são um paliativo importante, principalmente para as famílias atingidas pelo desemprego em consequência da pandemia: “esses alimentos têm sido um bom complemento para a minha casa, mas há famílias que dependem apenas desses kits, que necessitam desses kits porque foram acometidas pelo desemprego em razão da pandemia”.

A dona de casa Roseli Gomes, que é mãe de duas alunas da Emef Jaime Araújo, no bairro Soledade, afirma que os kits têm ajudado na feira do mês. “Eu junto esses itens com as compras do mês e, graças a Deus, minhas meninas têm se alimentado bem. O frango, mesmo, está bem caro e nos kits eles são bem grandes e dá para a gente se alimentar com eles durante dias”, relata.

Os alimentos ofertados nos kits passam pela avaliação de uma equipe de nutricionistas, são aprovados pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comae) e adaptados para serem consumidos ao equivalente a um mês de merenda por cada aluno.

Para retirá-los na escola, a mãe ou responsável pelo aluno, caso este seja menor de 18 anos, precisa portar documento de identificação com foto, documento do aluno e fazer o uso de máscara.

“Esses produtos são uma boa ajuda para a feira da gente. Eu utilizo os alimentos para fazer o almoço, para fazer lanches da minha neta e tem sido importante recebê-los”, conta dona Maria do Carmo, autônoma e avó de uma aluna da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Clara Machado.

Após o encerramento da distribuição de kits desta sexta, as entregas serão retomadas pela Prefeitura na próxima segunda-feira, e seguirão até o dia 30 de julho. Confira o cronograma:

Dia 26 (segunda-feira)
Bairros: América, Capucho, Novo Paraíso, Olaria, São Carlos

    Emef Zalda Gama
    Emef Carvalho Neto
    Emef Oviêdo Teixeira
    Emef Santa Rita de Cássia
    Emei Dom Avelar Brandão Vilela
    Emef Jornalista Orlando Dantas
    Emei Joaquim Cardoso De Araújo
    Emef Professora Maria Thétis Nunes
    Emef Marechal Henrique Teixeira Lott
    Emei Dr. Fernando José Guedes Fontes

Dia 27 (terça-feira)
Bairros: 18 do Forte, Cidade Nova, Japãozinho, Palestina e Porto Dantas

    Emef Olavo Bilac
    Emei Hermes Fontes
    Emef Sabino Ribeiro
    Emei Berenice Campos
    Emef João Teles Menezes
    Centro Social São Francisco
    Emef Otília de Araújo Macêdo
    Emei Profª Etelvina Amália De Siqueira
    Emef Ministro Geraldo Barreto Sobral
    Emei Dr. José Augusto Arantes Savazine

Dia 28 (quarta-feira)
Bairros: Centro, Industrial, Jabotiana, Ponto Novo, Santo Antônio

    Emei Pierre Averan
    Emef Oscar Nascimento
    Emei Dom Hélder Câmara
    Emef José Airton De Andrade
    Emef Maria da Gloria Macedo
    Emef Dom José Vicente Távora
    Emef Presidente Tancredo Neves
    Emei Dom José Brandão De Castro
    Emef Prof. Alcebíades Melo Vilas Boas

Dia 29 (quinta-feira)
Bairros: Getúlio Vargas, José Conrado de Araújo e Siqueira Campos

    Emef Ágape
    Emei Quintina Diniz
    Emef Alencar Cardoso
    Emei José Garcez Vieira
    Emef Presidente Vargas
    Emei Ana Luiza Mesquita Rocha
    Emei Professora Neuzice Barreto
    Emef Prof.ª Rachel Cortes Rollemberg
    Emef Prof. José Antônio Da Costa Melo

Dia 30 (sexta-feira)
Bairros: Atalaia, Coroa do Meio, Inácio Barbosa, Luzia e São Conrado

    Emef Bebé Tiúba
    Emef Anísio Teixeira
    Emef Prof.ª Núbia Marques
    Emei Prof. Nunes Mendonça
    Emef José Conrado De Araújo
    Emei Júlio Prado Vasconcelos
    Emef Arthur Bispo Do Rosário
    Emei Benjamin Alves De Carvalho
    Emei Professora Áurea Melo/Zamor
    Emef Presidente Juscelino Kubitschek
    Emei Francisco Guimarães Rollemberg