Aracaju já soma mais de 330 mil pessoas vacinadas contra covid-19

Saúde
26/07/2021 18h30

A vacinação contra a covid-19 na capital segue avançando, e nesta segunda-feira, 26, a Prefeitura de Aracaju contabilizou 330.782 aracajuanos imunizados. No balanço do dia, das 4.926 pessoas vacinadas, 3.712 foram com a primeira dose e 1.214 com a segunda. Assim como hoje, nesta terça-feira, 27, seguirão sendo vacinadas as pessoas com 30 anos. 

Atualmente, o município disponibiliza seis pontos fixos e dois drive-thrus, um no Parque da Sementeira e outro no pátio da sede do 28º Batalhão de Caçadores. O empresário Adelvo Tavares, se cadastrou no site VacinAju e foi até o drive no Parque da Sementeira para receber a sua primeira dose. 

“Já estava aguardando com certa expectativa e estou feliz por esse momento, porque a vacina traz a esperança de dias melhores. Apesar de todos os cuidados, é uma proteção mais eficaz”, declarou. 

Os pontos fixos, que funcionam das 8h às 16h, estão localizados no Shopping Riomar (Coroa do Meio), Aracaju Parque Shopping (Industrial), Estação Cidadania (Bugio), Universidade Tiradentes (Farolândia), Externato São Francisco de Assis (Suíssa) e Uninassau (avenida Augusto Franco).

Assim que soube do novo calendário, a publicitária Lívia Macário se programou para o grande dia. “É um alívio, fico até emocionada em falar. Um momento gratificante, porque eu esperava que a minha vez fosse chegar só no final do ano, e o calendário tem avançado significativamente”, considerou a jovem que foi vacinada no Externato São Francisco. 

Quem também não perdeu tempo foi a estudante Dione Cristina Santos, que mora no bairro 18 do Forte e se vacinou no Aracaju Parque Shopping. “Foi ótimo ter esse ponto de vacinação, de fácil acesso. Eu até achava que para chegar minha idade ia demorar mais um pouco, mas graças a Deus o calendário avançou e meu dia chegou. Estava ansiosa, mas agora estou vacinada”, reconheceu.

Gestantes e puérperas
Gestantes e puérperas também seguem sendo vacinadas com ponto exclusivo, no Auditório Antônio Vieira Neto, localizado no bairro Siqueira Campos. Além do documento de identificação com CPF e comprovante de residência em nome da pessoa a ser vacinada, é necessário apresentar um documento que comprove a gestação ou puerpério. 

Para as que já estão no prazo para a segunda dose da vacina CoronaVac, a imunização está sendo feita no mesmo ponto, que funciona das 8h às 16h. 

Segunda dose de CoronaVac
A partir desta terça-feira, 27, qualquer pessoa que recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac no mês de junho e que ainda não recebeu a segunda, pode completar seu esquema vacinal no Auditório Antônio Vieira Neto, localizado na Praça Dom José Thomaz, bairro Siqueira Campos. 

A apresentação do cartão de vacina é obrigatória. Também devem ser apresentados documento de identificação com foto e comprovante de residência de Aracaju.

Segunda dose de AstraZeneca
A partir desta segunda-feira, 26, a Secretaria Municipal da Saúde antecipou a segunda dose de AstraZeneca, para aqueles com D2 prevista entre os dias 1º e 7 de agosto. Com a antecipação, 5.742 pessoas deverão completar o ciclo de vacinação.

Para receber a segunda dose de AstraZeneca a as pessoas devem buscar os seguintes pontos: Drive do Parque da Sementeira (não é necessário código), UBS Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas), UBS Manoel de Souza (Sol Nascente), UBS Roberto Paixão (17 de Março), UBS Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos), UBS Marx de Carvalho (Ponto Novo), UBS Eunice Barbosa (Coqueiral) e UBS Augusto Franco (Farolândia). 
 
Os mesmos documentos apresentados no dia da primeira dose devem ser apresentados, assim como o cartão de vacina onde a D1 foi registrada.