No Dia do Motociclista, SMTT promove blitz educativa em Aracaju

Transporte e Trânsito
27/07/2021 13h00

O Dia Nacional do Motociclista é comemorado, anualmente, em 27 de julho. Para celebrar a data, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) realizou uma blitze educativa com foco na condução segura. O objetivo é prevenir acidentes e alertar motociclistas para a importância dos cuidados no trânsito. 
 
A ação foi realizada na manhã desta terça-feira, na avenida Paulo Figueiredo Barreto, no bairro Lamarão, no limite da capital sergipana com o município de Nossa Senhora do Socorro. A SMTT da cidade vizinha deu apoio à atividade. As equipes das duas instituições abordaram motociclistas, dando os parabéns pelo dia e reforçando as medidas de segurança no trânsito. 

Agentes de trânsito e integrantes da equipe de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT chamaram a atenção dos motociclistas quanto ao risco de pilotar após ingestão de álcool e utilizando celular. Além disso, levaram uma mensagem sobre a importância de estar sempre munido com os acessórios de segurança, especialmente o capacete, e do respeito às leis e sinalizações de trânsito. 

O mecânico Jeferson Rodrigues foi um dos motociclistas abordados e aprovou a ação. “Nós, que andamos de moto, estamos mais sujeitos a acidentes. Então, acho que é importante essa conversa que o pessoal da SMTT está tendo com a gente para lembrar dos cuidados que precisamos ter”, disse. 

As equipes que integraram a ação também aproveitaram para disseminar a informação entre os motociclistas das novas regras para o transporte do público infantil no modal - proibido para crianças abaixo de dez anos. O porteiro Uelino Santos ainda não sabia da mudança na legislação colocada em prática este ano. “Muito importante saber isso. Agora não corro mais risco de cometer essa infração”, comentou.  

Para a a vendedora Thais Emille, a ação alusiva ao Dia Nacional do Motociclista "foi muito legal". "Na verdade, eu nem sabia dessa data e gostei muito da abordagem e da conversa com o pessoal aqui. Também não sabia sobre as mudanças nas regras para transportar crianças nas motos, então foi uma informação muito importante que tive aqui”, elogiou.

As atividades educativas da SMTT de Aracaju são realizadas rotineiramente, em diversos pontos da cidade, conforme destaca o superintendente da SMTT, Renato Telles. “Acreditamos no poder do diálogo para construir um trânsito mais seguro para todos. Por isso, nosso núcleo de Educação desenvolve um trabalho ativo e constante para sempre levar uma mensagem de conscientização à sociedade”.