Central telefônica da Saúde já registrou cerca de 390 mil atendimentos este ano

Saúde
05/08/2021 15h57

Implementada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a central telefônica 0800 729 3534 se tornou um dos principais canais de comunicação entre a população e alguns serviços da rede de saúde da capital. No balanço do primeiro semestre de 2021, foram registradas 388.192 ligações (entre realizadas e recebidas), somando todos os serviços disponíveis.

A partir da central, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem tirar dúvidas e receber orientações sobre a covid-19, acessar o serviço de apoio psicológico e ainda agendar consultas (gestantes, hipertensos e diabéticos, bem como a consulta odontológica eletiva). Também por essa mesma central é possível registrar ouvidorias, com denúncias, reclamações, sugestões ou solicitações.

Para a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, a criação dessa central telefônica em meio à pandemia, além de modernizar os serviços de saúde, proporcionou mais comodidade e segurança aos usuários que, muitas vezes, evitaram a ida à Unidade Básica de Saúde para agendar ou buscar informações.

“A modernização da nossa rede de saúde está inserida em nosso Planejamento Estratégico desde o início da gestão anterior, e de lá pra cá, mesmo com tantos desafios, conseguimos avançar bastante. Implementamos o prontuário eletrônico, atualizamos nossos sistemas, lançamos o portal e aplicativo da Saúde e essa central com o 0800 foi e tem sido uma estratégia importante no enfrentamento da pandemia”, considera Waneska Barboza.

MonitorAju
Criado para monitorar casos suspeitos e confirmados de covid-19, além de ser um canal para tirar dúvidas sobre a pandemia, o MonitorAju é um serviço que pode ser acessado por qualquer aracajuano através do 0800 729 3534, opção 1.

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, o serviço atende pessoas com sintomas associados a síndromes gripais, em isolamento domiciliar ou que estão aguardando resultado do exame para covid-19. O próprio serviço também realiza a busca ativa, contatando aqueles que testaram positivo, ao cruzar dados obtidos junto ao Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen).

Entre janeiro e julho desse ano, o MonitorAju registrou 265.095 ligações, entre realizadas e recebidas.

Serviço de Apoio Psicológico
Com o objetivo de auxiliar a população no desafio de encarar as limitações impostas pela pandemia, bem como as diversas situações resultantes dela, o Serviço de Apoio Psicológico, que funciona das 7h às 19h, foi implementado e está disponível para toda a população aracajuana.

Ao ligar pelo 0800 7293534, opção 2, o usuário é atendido imediatamente por um psicólogo, que irá acolher e ouvir as pessoas que ligam espontaneamente, desejando alguma orientação, ou mesmo um diálogo com algum profissional especializado em saúde mental. Nos primeiros sete meses de 2021 foram registradas 19.137 ligações para esse serviço.

Consulta pré-natal, hipertensos e diabéticos

Gestantes que desejarem iniciar ou dar continuidade ao pré-natal também podem realizar o agendamento de suas consultas através da central, discando a opção 3. O serviço fica ativo das 7h às 17h. O agendamento será feito para a Unidade Básica de Saúde à qual a gestante esteja vinculada, bastando apenas que ela compareça no dia e horário marcados.

Esse ano já foram computadas 4.143 ligações para esse serviço.

Também de segunda a sexta, das 7h às 17h, é possível realizar a marcação de consulta para pessoas diabéticas e/ou hipertensas. Entre janeiro e julho foram notificadas 29.720 ligações para esse serviço, que está disponível na opção 4 da central telefônica.

Consulta odontológica
Para as pessoas que buscam atendimento odontológico eletivo, que inclui serviços de restauração, extração, orientação e limpeza, basta agendar pelo 0800 729 3534, opção 5. Somente esse ano, através da central telefônica, foram recebidas 35.626 ligações.

Ouvidoria
Para registrar denúncias, reclamações, sugestões, elogios ou solicitações sobre algum serviço ofertado pela rede de saúde, o usuário tem disponível a Ouvidoria da Saúde, através do 0800, na opção 7. Esse ano já foram computadas 34.471 ouvidorias.