Fim de semana: Defesa Civil emite novo alerta de probabilidade de chuvas e ventos fortes

Defesa Civil
06/08/2021 15h55

Com base nos novos avisos de mau tempo, emitidos pela Marinha do Brasil e pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), com indicativo de chuvas e ventos fortes para o final de semana, a Prefeitura de Aracaju mantém suas equipes em atenção.
 
A instabilidade permanece sob monitoramento da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil, para que sejam adotadas todas medidas necessárias à redução de transtornos e prevenção de riscos, de maneira integrada com os demais órgãos da gestão municipal.

Para chamar a atenção da população sobre a previsão meteorológica, um novo alerta foi emitido nesta sexta-feira, 6, através do Serviço 40199. Por meio de mensagem SMS, o órgão comunica sobre a prorrogação da instabilidade para as próximas 48h, reforçando a necessidade de atenção, especialmente, aos moradores de áreas de risco. 
 
O alerta encaminhado aos mais de 51 mil números de celulares cadastrados no serviço aponta a prorrogação do comunicado emitido na quinta-feira (5).

“Trabalhamos de forma preventiva, com o monitoramento constante da instabilidade e, principalmente, de áreas de risco, na capital. Além disso, disponibilizamos o número emergencial 199, que funciona 24h. Estamos preparados para atender a população em caso de possíveis riscos”, salienta o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.

Caso haja incidência de ventos acima da normalidade é preciso redobrar o estado de observação a painéis de publicidade e coberturas de garagens ou edificações, principal as de materiais mais leves, como a telha de fibrocimento.
 
“Caso sejam notadas situações de anormalidade, como inclinação de árvores ou postes, rachaduras, afundamento de piso, dentre outras situações que possam ser ocasionas pelos fenômenos naturais, é importante acionar a Defesa Civil para que seja realizada a avaliação de risco”, orienta Sílvio Prado.

SMS 40199
O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que possam ocorrer.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.