Regimento Interno do Hospital Municipal Des. Fernando Franco é aprovado pelo Corpo Clínico

Saúde
06/08/2021 16h40

Em Assembleia Geral na sede da Secretaria Municipal da Saúde, realizada na quinta-feira (5), foi aprovado pelo corpo clínico do Hospital Municipal Zona Sul Desembargador Fernando Franco o Regimento Interno do Corpo Clínico da referida unidade hospitalar. O documento norteará as ações e serviços de saúde que são executados no hospital, vinculado à Rede de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde de Aracaju (SMS).

“O regimento interno do corpo clínico tem por finalidade disciplinar as ações e serviços de saúde executados no Hospital Fernando Franco pelos membros do corpo clínico, estabelecendo linhas de relacionamento ético e funcional, com base nas determinações contidas nas resoluções do Conselho Federal de Medicina e de acordo com o regulamento interno, assim como as normas estabelecidas pela SMS. É um documento que visa a organização e o bom funcionamento dos serviços, garantido no atendimento prestado à população”, resume a coordenadora clínica do hospital, a médica Suyan Mychelle Dias. 

Devem compor o Corpo Clínico: diretor clínico, vice-diretor clínico e os médicos coordenadores de área, os quais serão escolhidos pelo diretor clínico, baseado nos profissionais de cada área de atuação ou especialidade. 

Documento
No Regimento, foram detalhados os objetivos e todas as especificidades relacionadas às atribuições de quem compõe o Corpo Clínico, bem como o que é de responsabilidade do diretor técnico, detalhes sobre a admissão do profissional médico à equipe, comissões obrigatórias, reuniões e assembleias, além das infrações e penalidades. 

Das comissões obrigatórias, que têm a atribuição de atualizar e acompanhar a atividade médica e de demais profissionais tem-se:  Comissão de Ética Médica, nos termos da Resolução CFM n° 2152/2016; Comissão de Revisão de Prontuários; Comissão de Controle de Infecção Hospitalar; Comissão de Revisão de Óbito, Comissão de Gestão de Leitos e Comissão de Pele e Feridas. 

Aprovado por unanimidade, o documento será encaminhado para registro pelo Conselho Regional de Medicina de Sergipe para que possa entrar em vigor.
 
Hospital Fernando Franco
Localizado no bairro Farolândia, o Hospital Municipal Zona Sul Desembargador Fernando Franco é uma unidade de saúde subordinada à Rede de Urgência Emergência e está vinculado ao sistema municipal de saúde para atendimento de pacientes agudos e crônicos de baixa e média complexidade.

Dos serviços assistenciais prestados na unidade são ofertados: Área Clínica, com especialidade de Clínica Médica; Área Pediátrica, com especialidade de Pediatria; Área de Trauma, com as especialidades de ortopedia e cirúrgica. No Serviço Médico de Apoio Diagnóstico e Terapêutico estão contemplados os serviços de laboratório clínico; radiologia; ultrassonografia e eletrocardiografia.