SMTT celebra Dia Internacional do Pedestre com ação educativa no Centro da cidade

Transporte e Trânsito
06/08/2021 15h30

Uma ação educativa realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju antecipou as celebrações do Dia Internacional do Pedestre, comemorado no dia 8 de agosto, para esta sexta-feira, 6. A ação aconteceu na avenida Otoniel Dória, no Centro, e chamou a atenção de pedestres e condutores quanto à importância do respeito ao próximo e da empatia para a construção de um trânsito mais seguro para todos.

A SMTT realiza esse tipo de ação educativa com frequência e em diversos pontos da cidade com grande circulação de pessoas e veículos. O objetivo é conscientizar a todos e evitar os acidentes, principalmente envolvendo pedestres, que são a parte mais frágil do trânsito.

Somente nos primeiros sete meses deste ano, foram registrados 28 atropelamentos na cidade. Em relação ao ano de 2020, houve uma redução de 26,32%, já que foram registrados 38 atropelamentos nesse período, segundo dados da SMTT, Instituto Médico Legal (IML) e Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).

A vendedora Marislan dos Santos presenciou a ação educativa desta sexta e ressaltou dificuldades que o pedestre enfrenta na hora de atravessar uma rua. "É complicado atravessar avenidas muito movimentadas, pois mesmo na faixa de pedestres os motoristas não param. Poucos são os que param para o pedestre passar. Espero que os condutores entendam a importância de parar para o pedestre depois dessa ação educativa", disse.

Já Jean Melo, que é motorista, entende a importância de respeitar a faixa. "Essas ações são importantes e positivas, principalmente nessa parte da cidade onde o fluxo de veículos é intenso e a travessia é complicada. Paro para os pedestres que estão na faixa sempre. Eu também sou pedestre e já passei por dificuldade para atravessar diversas vezes", declara.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, reforça a importância da data e das ações educativas. “O Dia Internacional do Pedestre é uma oportunidade para lembrar a todos, principalmente aos condutores, a importância de respeitar a faixa de pedestres e a preferência deste em relação a qualquer veículo. Em algum momento das nossas vidas somos pedestres. Realizamos ações educativas com frequência para conscientizar todos que fazem parte do trânsito. Já alcançamos uma redução nos atropelamentos em relação ao ano passado, mas é preciso estar sempre vigilante", destaca.