Conselho Municipal de Segurança Alimentar realiza primeira reunião ordinária da nova gestão

Assistência Social e Cidadania
05/08/2021 19h52

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), órgão vinculado à Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou na última quinta-feira, 5, de forma online, a primeira reunião ordinária da gestão 2021-2023 após o preenchimento das vagas disponibilizadas para a sociedade civil por meio do “Fórum das Entidades Não Governamentais”, evento ocorrido no mês de maio.

Segundo a presidente do Comsea, Celina Campos Feitosa, a reunião teve o objetivo de alinhar as pautas com o colegiado. “Foram duas horas de duração, onde tivemos a participação de todo o colegiado. Falamos sobre o projeto ‘Cultivando Cidadania’, elaboramos as principais ações e abordamos sobre a criação e implementação de políticas públicas, que garantam segurança alimentar aos aracajuanos em situação de insegurança alimentar e nutricional”, destacou.

Além do planejamento para as ações da atual comissão, pautas importantes foram discutidas, como: adesão do município de Aracaju ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan); discussão para elaboração do projeto de criação de Cozinha Comunitária em Aracaju; criação do Fundo Municipal do Direito Humano à Alimentação Adequada; e apresentação do projeto Cultivando Cidadania, com o engenheiro agrônomo Ivan Siqueira Barreto, que integra a Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional do município.

De acordo com a secretária da mesa-diretora da Comsea da capital sergipana, Leila Gomes, alguns assuntos voltaram a ser tratados neste momento. “Pautamos várias ideias, como a implantação de um restaurante popular municipal a longo prazo e, de forma emergencial, a criação de cozinhas comunitárias para doações de refeições. Unimos forças entre a sociedade civil e governamental no planejamento de ações e políticas públicas efetivas”, ressaltou.

Entidades

Dentre as entidades que fazem parte do colegiado, estão inclusos representantes da Casa Maternal Amélia Leite; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Aracaju; Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GAAC); Lar Infantil Cristo Redentor; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Rede de Matriz Africana (Rema); Oratório Festivo São João Bosco;

Também compõem órgãos como Externato São Francisco; Instituto Banese; Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC); Observatório Nutricional de Segurança Alimentar (Osanes); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sergipe; Conselho Nacional de Nutrição (CRN); Coletivo Nutri contra Fome; Sindicato de Nutricionistas e Técnicos em Nutrição do Estado de Sergipe (Sindinutrise), Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e o movimento popular da campanha “Sergipe sem Fome”.