Prefeitura inicia período de confirmação de matrículas para EJA nesta segunda, 16

Educação
13/08/2021 17h05

Para oportunizar conhecimento e educação a todos, a partir desta segunda-feira, dia 16, a Prefeitura de Aracaju abre o período de confirmação de matrícula para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino, modalidade destinada a proporcionar a conclusão do Ensino Fundamental para quem tem mais de dezoito anos.

Já a fase de inscrição para novos alunos tem início no dia 1º setembro e pode ser realizada através do Portal da Matrícula Online: aracaju.se.gov.br/matriculaonline. A documentação necessária para este processo constará no requerimento da matrícula. Para a confirmação, basta se dirigir à sua unidade de ensino.

Atualmente, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) contabiliza 2.520 estudantes matriculados na EJA, nas 18 escolas que oferecem esta modalidade de ensino na rede municipal. A secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, chama a atenção para o prazo da confirmação, que vai até o dia 20 de agosto.

"É muito importante que o jovem ou adulto que já é aluno da rede se dirija à escola para realizar a confirmação de que continuará na rede. É um processo rápido e prático, por isso peço que vão o quanto antes. A conclusão dos estudos é fundamental para obter uma melhor qualificação, um melhor currículo e, assim, mais oportunidades no mercado de trabalho", ressalta a secretária Cecília.

A coordenadora da EJA/Semed, Ana Izabel, esclarece que a matrícula para novos alunos, neste segundo semestre, é para as pessoas que precisam cursar do 6º ao 9º ano. Ela explica, ainda, que o ensino para este público visa, principalmente, oportunizar o acesso à educação a aqueles que, por diversas razões, tiveram que interromper os estudos.

"Muitas pessoas não concluem o ensino básico porque têm que trabalhar muito cedo e ajudar na renda familiar. Mas através da Educação de Jovens e Adultos, a pessoa irá concluir o Ensino Fundamental em quatro anos, ao invés de oito. A EJA na rede municipal é ofertado para pessoas com 15 anos de idade ou mais. Como temos alunos de 80 anos e já tivemos matriculados com uma idade até maior que essa", relata Ana Izabel.

Maria Eduarda, de 18 anos, está na EJA da Emef Laonte Gama, no bairro Santa Maria, e confessa que os estudos estão sendo como degraus para ela alcançar seus sonhos.

"Meu sonho é estudar Direito para ser promotora ou juíza e o Laonte está me ajudando, o ensino daqui é maravilhoso e a escola sempre se esforça para oferecer o melhor. Um conselho que deixo para quem já é adulto e não pôde ou não conseguiu terminar de estudar é que se matriculem porque é importante aprender e não deixar de sonhar nunca", estimula a estudante.

Para quaisquer dúvidas ou mais informações, a Semed pede que entre em contato com o EJA através dos números 3179-1538, 3179-1574; ou pelo WhatsApp: 98106-2969.