Dia da Gestante: Prefeitura promove ação para comemorar a data e reforçar serviços ofertados

Saúde
16/08/2021 15h50

No último domingo, dia 15, foi comemorado o Dia da Gestante, data alusiva a uma das fases mais importantes na vida das mulheres. Nesse período, elas passam por mudanças físicas, psicológicas, conjugais, familiares e profissionais. E para comemorar a data, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará nesta terça-feira, dia 17, um evento especial voltado a esse público.

A ação ocorrerá na praça Ulisses Guimarães, bairro Santos Dumont, onde a equipe do TestAju ofertará testagens para covid-19 (rápida e RT-PCR) exclusiva para gestantes assintomáticas, com objetivo de ampliação do acesso e aumento da cobertura de testagem para esse público.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap) do Município, Andressa Machado, a assistência inicial às gestantes é garantida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde a mulher tem acesso ao teste de gravidez, que se assemelha ao teste de farmácia, feito através da urina.

"Muitas pessoas não sabem que as UBS ofertam esse teste. Ele já pode ser feito a partir do sétimo dia de atraso da menstruação e, a partir dele, a mulher tem disponível outros serviços essenciais para a sua saúde, seja em caso de gravidez ou não", explica.

Andressa enfatiza, ainda, que a gestante deve fazer no mínimo seis consultas de pré-natal, a partir das quais pode verificar a pressão arterial, o peso, medir a barriga e escutar o coração do bebê, além de realizar diversos exames ao longo da gestação.
 
Com os exames laboratoriais, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam atingir a mãe e o bebê. Doenças, infecções ou disfunções podem ser detectadas precocemente e tratadas de forma rápida, daí a importância da presença das gestantes em todas as consultas marcadas. 

“É importante que a mulher, ao constatar a gravidez, procure o mais rapidamente possível o serviço de pré-natal para já começar o vínculo com os serviços de saúde, para fazer os primeiros exames, tomar as vacinas e ter as devidas orientações. Em Aracaju, oferecemos acompanhamento do pré-natal nas UBSs, nas quais ofertamos acompanhamento com equipe multidisciplinar, atividades educativas, além de testes rápidos de HIV, hepatites B e C, e sífilis", orienta Andressa.

Paternidade
A técnica do Programa de Saúde da Mulher, Jenifer Sobral, diz que a participação do pai durante todo o processo de gestação é essencial. “Consultas de planejamento reprodutivo, acompanhamento do pré-natal, o parto e os cuidados no desenvolvimento da criança são tarefas da mãe e do pai. O engajamento do homem com a família melhora a qualidade de vida, reforçando vínculos afetivos entre as pessoas envolvidas. Nas UBSs de Aracaju, o marido ou pai também pode acompanhar todas as consultas de pré-natal da parceira", ressalta.

Imunização
No pré-natal, diversas recomendações são passadas pelo médico. Uma delas é a atualização da caderneta de vacinação com aplicação de três vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

“Vacinas que a gestante deve tomar, a tríplice bacteriana acelular, também conhecida como dTpa adulto, que protege contra a difteria, tétano e coqueluche; a vacina contra hepatite B, e as grávidas que ainda não tomaram a vacina devem receber três doses após o primeiro trimestre de gestação, com o intervalo de 60 dias entre elas. E a contra influenza, especialmente indicada para a gestante nos meses em que o vírus costuma estar circulando na população, e pode ser aplicada em qualquer período da gravidez”, frisa Jenifer. 

Covid-19
Para grávidas, puérperas e lactantes acima dos 18 anos, sem comorbidades, o imunizante contra a covi-19 é ofertado, exclusivamente, no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas (bairro Siqueira Campos).
 
Para ter acesso à vacina neste local, elas devem apresentar documento de identificação, comprovante de residência da capital e um documento que comprove a gravidez ou o puerpério. No caso das lactantes, é necessário, também, se cadastrar no portal "VacinAju" e aguardar liberação do código autorizativo.