Mais de 92% do público esperado não comparecem à repescagem do fim de semana

Saúde
16/08/2021 17h00

Mesmo com uma estrutura preparada para receber mais de seis 6.200 pessoas durante a repescagem, a Prefeitura de Aracaju registrou apenas 447 aplicações nos dias 14 e 15. No último final de semana, o município disponibilizou quatro pontos de vacinação distribuídos pela cidade para a aplicação de primeiras doses em pessoas de 56 e 57 anos.

“Estávamos esperando um público de 6.200 pessoas entre 56 e 57 anos, mas apenas 7,2% procuraram um dos nossos pontos para receber a vacina. É frustrante ver que mesmo facilitando o acesso, disponibilizando quatro pontos, incluindo os dois drive-thrus [no Parque Augusto Franco e no 28BC], o público-alvo não compareceu”, lamenta a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Durante o fim de semana também foram disponibilizados pontos para aplicação da segunda dose (D2). Juntos, eles receberam 5.286 pessoas, somando 148.469 pessoas com o esquema vacinal completo até o momento em Aracaju.

Apesar de ter sido bem maior a procura pela segunda dose, quando comparada ao número de aplicações da repescagem neste fim de semana, 23 mil pessoas ainda estão com o complemento do esquema vacinal atrasado.

A médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fabrízia Tavares, afirma que as duas doses são essenciais para a proteção do vacinado.

“Quando apenas uma delas é aplicada, podemos considerar que a pessoa não está realmente protegida contra o vírus. É importante reforçarmos isso, pois por mais que existam estudos apontando uma certa eficácia apenas com a primeira dose em alguns imunizantes, a questão do tempo de permanência dela é um fator que muitos não se atentam. A segunda dose é responsável por aumentar o percentual de proteção da vacina, porém ela também influencia no aumento do tempo dessa eficácia, o que é um fator extremamente relevante para garantirmos uma segurança sanitária não apenas mais eficiente, mas mais duradoura”, pondera.

Ao todo, a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju já imunizou 381.769 pessoas, o que representa 57,41% da população da capital. Das 171.494 que tomaram a primeira dose e já deveriam ter tomado a segunda, 148.469 completaram o esquema vacinal, o que representa um absenteísmo de 13,43%.