Prefeitura realiza testagem para gestantes assintomáticas no bairro Santos Dumont

Saúde
17/08/2021 16h30

Nesta terça-feira, 17, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu ação de testagem para gestantes assintomáticas. O reforço no cuidado com a saúde das aracajuanas é uma homenagem da gestão municipal pelo dia da gestante, celebrado no dia 15 de agosto. 

A ação, realizada na praça Ulisses Guimarães, bairro Santos Dumont, ofertou 150 testes rápidos e RT-PCR. A entrega do resultado do teste rápido é feita em até 15 minutos, já o RT-PCR tem uma média de até cinco dias úteis para a entrega. A técnica do Programa Saúde da Mulher, Jenifer Sobral, explica que os casos positivados serão monitorados pelo Programa Aracaju pela Vida. 

“Como elas estão em uma condição de saúde diferenciada, promovemos essa ação de testagem exclusiva e caso o resultado do teste RT-PCR seja positivo, entraremos em contato com essa gestante para monitorá-la e a equipe do Aracaju pela Vida fará a visita domiciliar com todo o atendimento que ela precisa”, explica Jenifer.

Mayara Andrade Melo, 22 anos, está grávida com 11 semanas do primeiro filho e realiza seu pré-natal pela Unidade Básica de Saúde Anália Pina.

“Fiquei sabendo da ação pelo grupo de gestantes acompanhadas pela unidade e achei muito importante, porque por estarmos assintomáticas, não temos acesso às unidades que realizam atendimento covid para as pessoas com sintomas. Além disso, o atendimento foi bem rápido e com localização de fácil acesso”, destacou. 

Na reta final da gestação, Jéssica dos Santos Cardoso, 29 anos, também procurou o serviço. “Fiz meu pré-natal na unidade do Almirante Tamandaré [UBS Anália Pina] e eles me informaram da ação. Vim logo e gostei do atendimento”, afirmou a jovem. 

Pré-natal
Qualquer mulher com suspeita de gravidez, residente de Aracaju, pode receber atendimento na Unidade Básica da sua região. Nas UBSs são ofertados testes de gravidez e após a confirmação a mulher inicia o acompanhamento do pré-natal.

“Além das consultas do pré-natal, com acompanhamento da equipe multidisciplinar, essa gestante também é inserida nas ações direcionadas a esse público, além de fazer testes rápidos de HIV, hepatites B e C, e sífilis”, explicou Jenifer Sobral. 

Vacinação covid-19
O município segue vacinando gestantes, puérperas e lactantes acima dos 18 anos, sem comorbidades. O ponto de atendimento desse público é o Auditório Antônio Vieira Neto, localizado no bairro Siqueira Campos, que funciona das 8h às 16h. 
 
Para ter acesso, é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência da capital e um documento que comprove a gravidez ou o puerpério. No caso das lactantes, é necessário, também, se cadastrar no portal "VacinAju" e aguardar liberação do código.