Agosto Dourado: importância da amamentação é reforçada junto à comunidade da Farolândia

Saúde
18/08/2021 16h10

Com o objetivo de ressaltar a importância do leite materno no desenvolvimento humano, foi instituído o "Agosto Dourado", mês em que ações de conscientização são reforçadas para a necessidade da amamentação desde os primeiros momentos da vida.
 
Como atividade do período, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto Franco, realizou nesta quarta-feira, 18, uma ação na associação Comunitária dos Moradores do Loteamento Senhor do Bonfim, no bairro Farolândia.

De acordo com a médica pediátrica Soraia Moura, o aleitamento materno deve ser incentivado a todo momento. “É um trabalho que começa no pré-natal e deve ser feito na primeira hora de vida da criança. Ao nascer, ela deve ter o contato físico com a mãe para que o ato de sugar, que é tão instintivo, fisiológico e natural aconteça. Esse momento nós chamamos de momento de ouro, o primeiro minuto da vida de uma criança, por isso também o nome ‘Agosto Dourado’", explica.

Para a enfermeira da UBS Augusto Franco, Raquel Tavares, mais do que alimentar, a amamentação garante uma vida saudável ao bebê e, em longo prazo, as chances de um adulto mais saudável. “A Organização Mundial da Saúde [OMS] recomenda que a alimentação dos bebês seja feita exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida. O indicado é que apenas após esse período, outros tipos de alimentos comecem a ser introduzidos na alimentação da criança”, enfatiza.

E não é apenas o bebê que se beneficia com a amamentação. A mulher que amamenta reduz o sangramento no período pós-parto, pois o ato aumenta as contrações do útero, fazendo com que o risco de desenvolver hemorragias diminua. “Outro benefício para as mães é a proteção das mamas. A mulher que amamenta diminui o risco de ter câncer de mama, de útero e de ovário”, disse a assistente social Rosana Martins.

A dona de casa Ana Paula Falcão participou da reunião e afirma que mesmo sendo mãe pela primeira vez, e com o filho com dois anos, ainda há muito que aprender. “Os receios iniciais de como cuidar do bebê são comuns. Fico feliz em ter recebido dicas de como cuidar do meu filho desde o nascimento. Compreendi que o leite materno é o alimento mais rico e importante que uma mãe pode fornecer ao seu filho. Antes eu não sabia nem como fazer com que meu filho conseguisse pegar direito no peito e tinha muito receio. Aos poucos, fui amamentando melhor e hoje, só dou leite materno. Nestes encontros, tiro todas as minhas dúvidas”, destaca.