Prefeita de Ponta Grossa conhece boas práticas de gestão e modernização da Prefeitura de Aracaju

Planejamento e Orçamento
18/08/2021 19h30

Para conhecer as boas práticas da Prefeitura de Aracaju, especialmente nos aspectos de modernização, inovação e tecnologia, a prefeita de Ponta Grossa/PR, Elizabeth Schmidt, esteve, nesta quarta-feira, 18, na Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog). Durante a reunião, foram apresentados à gestora projetos do Planejamento Estratégico da gestão voltados à qualificação da oferta de serviços à população.

O secretário Augusto Fábio Oliveira apresentou como a gestão se transformou, nos últimos anos, através de ações voltadas para a modernidade no serviço público municipal. "Inovação e a modernização sempre foram diretrizes do Planejamento Estratégico liderado pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Com ações planejadas e um corpo técnico qualificado, conseguimos resultados excelentes nos aspectos relacionados à tecnologia e modernização dos serviços prestados", ponderou.

Foram apresentadas ações desenvolvidas nas mais diversas áreas, como a implantação do anel óptico, que permitiu a melhoria na internet de escolas e unidades de saúde, a digitalização da gestão documental dos servidores e a utilização do 1Doc, plataforma de comunicação interna que permitiu que a tramitação de documentos no município fosse feita de forma totalmente eletrônica. Além disso, a equipe paranaense também conheceu o AjuInteligente, principal inovação da Prefeitura de Aracaju na oferta de serviços ao cidadão.

"O AjuInteligente disponibiliza cerca de mil serviços online, durante sete dias por semana, 24 horas por dia. Trabalhamos sempre para melhorar a plataforma, tornando-a mais intuitiva e ágil para garantir celeridade na tramitação dos processos. Agora, com apenas três cliques o cidadão faz seu requerimento. Essa inovação foi fundamental durante a pandemia, permitindo que continuássemos atuando normalmente e atendendo ao cidadão, pois nossos serviços foram levados para o ambiente virtual", explicou Augusto Fábio.

Troca de experiências

A prefeita Elizabeth Schimidt destacou a importância do intercâmbio de ideias. "Fiquei feliz ao ver que temos os mesmos anseios e desafios, e cada município encontra a sua solução do seu jeito. Foi muito bom poder conhecer de qual jeito Aracaju faz a diferença, para que a gente possa utilizar em Ponta Grossa o que for mais acertado para a nossa identidade", afirmou.   

A troca de conhecimento também foi destacada pelo coordenador de Inovação da Prefeitura de Aracaju, Walter Andrade, que participou da reunião. "A gente tem dois desafios no nosso Planejamento Estratégico: a defesa da vida e alavancagem do desenvolvimento da economia. Algumas práticas da Prefeitura de Ponta Grossa mostram que, através da inovação, é possível promover o desenvolvimento econômico, por isso, podemos aproveitar essa oportunidade para agregar boas ideias ao nosso planejamento", avaliou.

Também estiveram na reunião a vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitosa; a coordenadora de Planejamento, Patrícia Santa Bárbara; o coordenador-geral de Tecnologia da Informação, Cláudio Luiz da Silva; o secretário da Fazenda de Ponta Grossa, Claudio Grokoviski; e a presidente da Agência de Fomento de Ponta Grossa  e coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tonia Mansani.