Fundat Conecta abordará o Agosto Lilás em nova transmissão ao vivo na próxima segunda, 23

Formação para o Trabalho
20/08/2021 15h40

A Prefeitura de Aracaju realizará, às 19h da próxima segunda-feira, dia 23, uma edição especial, alusiva ao Agosto Lilás, do Fundat Conecta, projeto da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) em que especialistas abordam, em transmissões ao vivo no perfil @fundataracaju, no Instagram, assuntos pertinentes e de interesse para a sociedade.
 
A campanha Agosto Lilás é voltada à conscientização e combate à violência contra a mulher. Neste sentido, a live terá como tema "A mulher numa perspectiva de autonomia e empoderamento no mundo atual". Além disso, esta edição do Fundat Conecta também vai apresentar informações importantes para o público feminino que esteja em situação de vulnerabilidade.

A live será mediada pela jornalista e assessora de comunicação da Fundat, Alana Gois, e terá a participação da presidente da Fundat, Edivaneide Lima, pedagoga especializada em Psicologia da Adolescência e Educação Infantil, e da doutora em Psicologia e professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sandra Aiache Menta.

“Estamos sempre atentos e voltados para o nosso público-alvo, que em sua maioria são mulheres. É por isso que promover essa ação é muito importante. Informar ao nosso público não somente sobre os tipos de violência, mas falar do empoderamento feminino. A live será uma ação necessária para oferecer um apoio a essas mulheres que podem estar vivenciando um momento complicado”, destaca Edivaneide Lima. 

Sandra Aiache possui experiências na área da Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional no contexto social, e atua diretamente com violência de gênero, desigualdade e vulnerabilidade social. Desde 2012, Sandra é a criadora e coordena o Grupo de Apoio a Mulheres Agredidas (Gama) da UFS - Campus Lagarto, que auxilia mulheres que foram agredidas. Durante a live, ela também vai informar sobre os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência de Aracaju e sobre como funciona o projeto Gama.

“Estou muito feliz com o convite para participar desta live. Vamos falar sobre as formas de violência doméstica, o ciclo de saída das agressões e empoderamento. Essa iniciativa só mostra que a Fundat, que também capacita mulheres para o mercado de trabalho, soma-se ao movimento para sensibilizar e conscientizar a população sobre a violência contra mulheres e alertar a sociedade de sua responsabilidade”, afirma Sandra.