Covid-19: com programação especial, vacinação de jovens de 20 e 21 anos atinge expectativas

Agência Aracaju de Notícias
21/08/2021 20h43

Antes mesmo das 12h deste sábado, 21, o movimento nos pontos de vacinação espalhados pela capital sergipana já dava sinais de que a adesão dos jovens de 20 e 21 anos à imunização contra covid-19 seria animadora, no sentido de garantir cada vez mais pessoas protegidas contra o vírus Sars-Cov-2. 

Para estimular ainda mais esse movimento a favor da vacina e da vida, e comemorar o encerramento da vacinação para a população adulta, já que o calendário do final de semana vai contemplar, ainda, os jovens de 18 e 19 anos, a Prefeitura de Aracaju, em mais uma integração entre órgãos e secretarias municipais, organizou uma programação especial, que segue até este domingo, 22, com ações esportivas, musicais e orientação para o mercado de trabalho. 

A programação é realizada pelas Secretarias Municipais da Saúde (SMS), da Juventude e do Esporte (Sejesp), da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funaju), e contam com apoio logístico da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Guarda Municipal (GMA).

Cada faixa etária vacinada, até o momento, tem sua importância, afinal, cada pessoa imunizada, independente da idade, tem grande valor para a vida. No entanto, quando Aracaju chega aos jovens de 18 anos, após sete meses de campanha, significa que as metas têm sido alcançadas e os resultados já estão sendo vistos, diariamente, com a redução do número de casos e óbitos por covid-19. 

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, reforçou o significado da campanha de vacinação de Aracaju chegar a essa fase de imunização. 

“Nas primeiras horas deste sábado, já tínhamos vacinado mais de 50% do público esperado para todo o dia, o que é muito animador. O público jovem tem aderido de forma muito compensadora para a administração municipal e chegamos a mais de 400 mil pessoas vacinadas, pelo menos com a primeira dose, e é disso que precisamos: que cada vez mais pessoas se vacinem porque somente a vacina será capaz de controlar a expansão do vírus. A ação deste fim de semana celebra o trabalho integrado da Prefeitura e, mais do que isto, é mais um esforço para estimular as pessoas e conscientizar sobre a importância da imunização, portanto, é até um apelo diferenciado para fomentar movimento a favor da vacina”, reitera Waneska. 

Durante todo o sábado, a vacina chegou ao braço de mais 6.284 pessoas e, com esse quantitativo, Aracaju alcançou, no total, a marca de 403.782 pessoas vacinadas, ao menos com a primeira dose, o que representa 60,72% da população geral e 78,57% da população adulta. 

Nessa etapa, os usuários podem optar por um dos cinco pontos fixos, das 8h às 18h, instalados nos seguintes locais:  Shopping Riomar (Coroa do Meio), Aracaju Parque e Shopping (Bairro Industrial), Estação Cidadania (Bugio), Universidade Tiradentes (Farolândia) e Uninassau (avenida Augusto Franco). Também será possível receber a primeira dose da vacina nos drive-thrus do Parque da Sementeira e 28º Batalhão de Caçadores, das 8h às 19h, após cadastro no portal "VacinAju" e liberação do código autorizativo. 

Neste domingo, 22, o calendário segue com a vacinação da população de 18 e 19 anos. 

Dia especial

Um dos pontos que recebeu uma programação especial foi o Estação Cidadania, localizado no bairro Bugio, zona Norte da capital. Por lá, equipes da Fundat montaram um ponto fixo para realizar pré-inscrição para oficinas online de capacitação; cadastro e atualização de currículo; orientação para emissão da carteira de trabalho digital; formalização de Micro empreendedor Individual (MEI). Além disso, a Sejesp realizou sorteio de brindes, atividades físicas e orientações a respeito da importância dos exercícios físicos na saúde e no bem-estar da população. 

Integrando a programação especial, a Funcaju promove apresentações musicais para o público com DJs aracajuanos, das 12h às 18h. São três DJs no Estação Cidadania e no Parque da Sementeira nos dois dias, garantindo um repertório musical jovem e em ritmo de celebração, além de atividades teatrais. As apresentações fazem parte das entregas dos projetos executados pela Lei Aldir Blanc na capital sergipana.

Quem não perdeu tempo foi Alessandra Carvalho, de 20 anos, que, assim como tantos outros, estava ansiosa para a chegada do tão aguardado dia. 

“Quando vi o calendário, pensei: nossa, chegou a minha vez. A sensação é de ter a esperança renovada. Muita gente não teve a oportunidade de tomar a vacina e, para mim, é um privilégio tendo o SUS disponibilizando gratuitamente essa vacina pra gente. Me anima, também, ver que os jovens estão comparecendo aos locais de vacinação. Agora, é esperar a segunda dose. Para quem não foi se vacinar, ainda, só peço que se vacinem e façam esse bem a vocês e aos outros”, frisa Alessandra. 

O estudante e microempreendedor, André Santos Silva, não pode se vacinar nessa sexta-feira (20), por causa de um acidente que sofreu. Mas, hoje, marcou presença no Estação Cidadania para não perder a sua vez. 

“Se não fosse esse horário estendido, eu não conseguiria me vacinar nessa fase. Acabei me acidentando ontem, e quase perdi, mas consegui chegar. Estou muito aliviado por poder garantir a minha vacina porque estava esperando muito por esse momento. A vacina é o único jeito de sairmos dessa pandemia e, claro, de salvar vidas”, ressalta André. 

Em outro ponto da cidade, no 28º BC, quem garantiu a vacina no braço foi Taislaine Santos de Carvalho, que foi logo cedo ao local. 

“A gente tem que se proteger, proteger quem a gente ama e a vacina é o meio para isso. Estava contando os dias para poder ser imunizada e, agora, fico até mais tranquila por saber que fiz a minha parte, mesmo sabendo que os cuidados devem continuar, até que todos estejam imunizados”, afirma Taislaine. 

Aproveitando o movimento mais tranquilo, no final do dia, Luiz Henrique Montalvão foi ao Parque da Sementeira e, de quebra, ainda foi animado com música. 

“Gostei muito desse horário estendido e adorei a programação animada. É um ganho pra quem trabalha até 17h, 18h. Estava muito ansioso para tomar a minha primeira dose e, vacinado, já fico mais tranquilo”, completa Luiz Henrique. 

Parcerias
Além das ações municipais, a Prefeitura conta com apoio de empresas na campanha de vacinação contra covid-19. O supermercado Massimo, através de promotoras, está entregando brindes para os jovens vacinados e realizando cadastros para a realização de sorteios de itens, como bicicleta, tablet e celular. O sorteio será realizado no Massimo Supermercado da Alameda, através de uma live no Instagram da loja, no dia 23 de agosto, às 16h.

O curso intensivo para Enem, Explicaê, também está realizando ações de incentivo. No total, são 200 bolsas doadas para os jovens de 18 a 21 anos vacinados. A ação premia os 50 primeiros vacinados de cada dia, que enviar foto do cartão de vacinação e do RG para o perfil do Explicaê no Instagram.