Prefeitura realiza oficina de apresentação do Plano de Manejo do Parque Municipal do Rio Poxim

Meio Ambiente
27/08/2021 15h00

Por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta sexta-feira, 27, a primeira Oficina de Apresentação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal (PNM) do Rio Poxim.

A criação de uma Unidade de Conservação é uma das prioridades da gestão municipal e integra o Planejamento Estratégico 2021-2024. Este projeto é executado no âmbito do Programa de Requalificação Urbana "Construindo para o Futuro", a partir do qual a Prefeitura está investindo mais de R$400 milhões em Aracaju com recursos financiados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O prefeito Edvaldo Nogueira, ao abrir oficina, revelou que esta é uma iniciativa com a qual todo o seu governo sonhava desde 2017, quando, de maneira planejada, o Município iniciou a construção de um projeto de cidade mais sustentável.

“Essa oficina que realizamos hoje é mais um passo importante dado pela nossa gestão para o futuro da cidade. O Plano de Manejo da área do Rio Poxim é um projeto gigantesco, que promoverá desenvolvimento sustentável para a nossa capital e mais qualidade de vida à nossa população”, destacou.

Edvaldo ressaltou, ainda, a visita técnica realizada em 18 de agosto, da qual ele fez parte. “Agora, com a colaboração de representantes de diversos órgãos, avançaremos nas discussões para que, em breve, possamos montar o Plano de Gestão, que visa a criação de um grandioso parque de preservação, aberto ao público, dentro da nossa cidade”, disse.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente e coordenador do evento, Alan Lemos, o parque de 1.742.000 m² "é uma área importante no coração da cidade, uma Unidade de Conservação que precisa de planejamento".

"O que nós começamos, hoje, é preparar essa unidade para cumprir o seu papel de conservação. Diversos setores da sociedade possuem demandas em relação ao Parque, que serão consideradas e realizadas, na medida do possível, a partir de estudos científicos e discussões, como a que estamos efetuando”, afirmou.

O secretário também explicou que o Plano de Manejo está sendo elaborado por meio da contratação dos serviços especializados da Arcadis SA.

“A nossa felicidade com esse projeto é porque ele nos traz uma Aracaju mais sustentável e resiliente e pelo fato de que há uma adesão muito grande de todas as partes envolvidas em seu desenvolvimento”, enfatizou o secretário Alan, fazendo referência ao apoio sólido que o projeto possui da Marinha do Brasil, da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

A Oficina contou com a participação de Conselheiros Municipais do Meio Ambiente, representantes de instituições do Governo Municipal e sociedade civil, além de técnicos da Sema e da empresa Arcadis SA, representada pela coordenadora Rovena Teodoro.